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Título: A percepção dos técnico-administrativos da UTFPR mestres e doutores quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional
Título(s) alternativo(s): The perception of UTFPR technical administrative masters and doctors regarding the institutional environment for personal and professional development
Autor(es): Martins, Josmar do Nascimento
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Administração pública
Qualificações profissionais
Servidores públicos
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Capacitação de empregados - Servidores públicos
Public administration
Vocational qualifications
Public officers
Universities and colleges - Graduate work
Employees - Coaching of - Officials and employees
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Ponta Grossa
Citação: MARTINS, Josmar do Nascimento. A percepção dos técnico-administrativos da UTFPR mestres e doutores quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A capacitação e a qualificação do servidor público são fundamentais para a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados à sociedade. No âmbito das Instituições Federais de Ensino, a partir da implantação do plano de carreira dos cargos técnicoadministrativos em educação, verifica-se um aumento do número de servidores dessa carreira na UTFPR que apresentam formação escolar superior ao requerido pelo cargo. A Universidade precisa considerar esse novo perfil de servidores em sua política de capacitação e desenvolvimento, de modo a otimizar a aplicação seus conhecimentos e habilidades. Para isso é necessário conhecer as características desses servidores, saber como eles enxergam o ambiente universitário no que concerne à valorização das pessoas com alta formação escolar. O presente estudo se propõe a identificar, na UTFPR, a percepção dos servidores da carreira de TécnicoAdministrativos em Educação, egressos de cursos de mestrado e doutorado, quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa é de natureza aplicada, tem objetivos exploratório e descritivo, com análise de cunho qualiquantitativo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como aplicação de questionário aos técnico-administrativos em educação da UTFPR participantes da pesquisa. Os resultados obtidos no estudo mostraram que as percepções dos servidores pesquisados sobre o quanto o ambiente institucional favorece o desenvolvimento pessoal e profissional foram variadas, não apresentando resultados majoritários nem positivos nem negativos. A pesquisa mostrou também que os técnico-administrativos em educação da UTFPR se sentem preparados e querem contribuir com a Instituição, e que a Universidade tem executado uma política de pessoal que em certos aspectos é bem recepcionada na percepção dos pesquisados, mas que precisa dar maior atenção a alguns pontos cujos resultados registrados neste estudo tiveram um percentual de respostas indicando percepções abaixo do nível satisfatório, já que essas percepções podem evoluir positivamente ou negativamente a depender das ações tomadas pela UTFPR.
Abstract: The capacitation and qualification of the civil servant are fundamental for the efficiency, effectiveness and quality of the services rendered to society. Within the Federal Education Institutions, from the implementation of the career plan of technicaladministrative positions in education, there is an increase in the number of employees of this career in UTFPR who have higher education than required by the position. The University needs to consider this new server profile in its enablement and development policy in order to optimize the application of their knowledge and skills. For this it is necessary to know the characteristics of these servers, to know how they see the university environment with regard to the valuation of people with high education. This study aims to identify, at UTFPR, the perception of the servers of the career of Technical-Administrative Education, master's and doctors regarding the institutional environment for personal and professional development. The research is of an applied nature, has exploratory and descriptive objectives, with qualiquantitative analysis. The procedures adopted for data collection were the bibliographic and documentary research, as well as the application of a questionnaire to the UTFPR educational administrative technicians participating in the research. The results obtained in the study showed that the perceptions of the surveyed servers about how much the institutional environment favors the personal and professional development were varied, showing neither major nor positive nor negative results. The research also showed that UTFPR's technical administrative administrators feel prepared and want to contribute to the Institution, and that the University has implemented a personnel policy that in some respects is well received in the perceptions of those surveyed, but that needs to be given more attention to some points whose results recorded in this study had a percentage of responses indicating perceptions below the satisfactory level, as these perceptions may evolve positively or negatively depending on the actions taken by UTFPR.
Descrição: Acompanha produto: A percepção dos técnico-administrativos da UTFPR mestres e doutores quanto ao ambiente institucional: propostas para o desenvolvimento pessoal e profissional
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4882
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