Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4886
Título: Implementação dos princípios da economia circular em clusters de vestuário: uma proposta de modelo
Título(s) alternativo(s): Implementation of the principles of the circular economy in clothing clusters: a model proposal
Autor(es): Pinheiro, Eliane
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Vestuário
Economia ambiental
Economia social
Ecologia industrial
Cluster industrial
Produtividade industrial
Clothing and dress
Environmental economics
Social economic
Industrial ecology
Industrial clusters
Industrial productivity
Data do documento: 24-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PINHEIRO, Eliane. Implementação dos princípios da economia circular em clusters de vestuário: uma proposta de modelo. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O aumento das atividades industriais e do consumo de recursos naturais, bem como a geração de resíduos são questões a serem discutidas em todos os âmbitos, inclusive pelo setor industrial. No mesmo sentido, as lacunas de pesquisa identificadas na literatura evidenciam a necessidade do setor da moda em passar por mudanças que precisam ocorrer no panorama industrial. A Economia Circular (EC) se apresenta como uma macrotendência que se refere a uma abordagem sistêmica para o desenho de processos. Sendo assim, entende-se que no atual cenário em que as indústrias de confecções estão inseridas, discussões sobre a implementação de princípios circulares são cada vez mais necessárias. Esta tese tem como objetivo propor um modelo para implementação dos princípios da economia circular em clusters de vestuário. No referencial teórico, foram abordados os seguintes tópicos: princípios da economia circular, clusters de vestuário, fases básicas produtivas e estratégias de design de moda. O método utilizado na pesquisa foi o dedutivo. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa aplicada, qualiquantitativa, exploratória e levantamento (survey). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, dividido em quatro blocos, sendo constituídos com base na literatura. Utilizou-se a escala de Likert para os Blocos 2 e 3. A população do estudo é composta por vinte indústrias pertencentes a quatro clusters de vestuário, selecionadas de acordo com o critério de acessibilidade. Os dados foram tabulados, analisados e tratados por meio do Software NVivo para a análise qualitativa e, para a quantitativa, utilizou-se de uma combinação de análises que incluem o teste de confiabilidade alfa de Cronbach, Analysis of variance (ANOVA) e a Correlação de Pearson, entre outros. O referencial de literatura embasou a discussão dos dados e a elaboração do Modelo de Circularidade. Os resultados identificaram as estruturas qualitativas para o suporte do modelo, quais sejam: (a) “Construtos e Variáveis observadas (CVO)”; (b) “Fases Básicas Produtivas (FBP)” e, (c) “Estratégias de Design de Moda (EDM)”. A partir destas estruturas, foi constituído o Modelo para Circularidade que apresenta cinco passos para execução: (1) Matriz de Circularidade (MC); (2) Fases produtivas; (3) Estratégias de Design de Moda (EDM); (4) Identificação e Implementação da MC; e, (5) Ações de circularidade. Logo, cada fase do Modelo de Circularidade apresenta atividades específicas que foram analisadas estatisticamente com o intuito de constatar a validação interna do modelo. Desse modo, pode-se concluir que, o modelo para implementação dos princípios da economia circular vislumbra-se como um instrumento apto para direcionar as indústrias do vestuário para mudanças, visando a promoção de ações circulares, aumentando o nível de competitividade e auxiliando-as a identificarem novas oportunidades para os produtos. Ainda, o conhecimento gerado complementa a lacuna identificada na literatura. A originalidade e o ineditismo desta tese são representados essencialmente pela composição dos temas abordados e pelo modelo elaborado para a identificação e implementação dos princípios circulares.
Abstract: The increase in industrial activities and the consumption of natural resources, as well as the generation of waste are issues to be discussed in all areas, including by the industrial sector. In the same sense, the research gaps identified in the literature show the need for the fashion sector to undergo changes that need to occur in the industrial landscape. Circular Economy (CE) presents itself as a macro trend that refers to a systemic approach to the design of processes. Therefore, it is understood that in the current scenario in which the clothing industries are inserted, discussions about the implementation of circular principles is increasingly essential. This thesis aims to propose a model for implementing the principles of circular economy in clothing clusters. In the theoretical framework, the following topics were addressed: principles of circular economy, clothing clusters, basic production phases and fashion design strategies. The method used in the research was the deductive. The methodological approach adopted was applied, qualitative, quantitative, exploratory and survey research. For data collection, a questionnaire was used, divided into four blocks, being constituted based on the literature. The Likert scale was used for Blocks 2 and 3. The study population consists of twenty industries belonging to four clusters of clothing, selected according to the accessibility criterion. The data were tabulated, analyzed and treated using the NVivo Software for qualitative and quantitative analysis using a combination of analyzes that include Cronbach's alpha reliability test, Analysis of variance (ANOVA) and Pearson Correlation, among others. The literature referential supported the discussion of data and the elaboration of the Circularity Model. The results identified the qualitative structures to support the model, namely: (a) “Constructs and Observed Variables (COV)”; (b) “Basic Productive Phases (BPP)” and (c) “Fashion Design Strategies (FDE)”. From these structures, the Circularity Model was created, which presents five steps for execution: (1) Circularity Matrix (CM); (2) Production phases; (3) Fashion Design Strategies (FDE); (4) Identification and Implementation of the CM; (5) Circularity actions. Therefore, each phase of the Circularity Model has specific activities that have been statistically analyzed in order to verify the model's internal validation. Thus, it can be concluded that the model for implementing the principles of the circular economy is seen as an instrument capable of directing the clothing industries towards changes aimed at promoting circular actions, increasing the level of competitiveness and helping them to identify new product opportunities. Still, the knowledge generated, complements the gap identified in the literature. The originality and originality of this thesis are represented essentially by the composition of the topics covered and by the model developed for the identification and implementation of circular principles.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4886
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_D_Pinheiro, Eliane_2020.pdf6,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.