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Título: O ensino das Leis de Newton por meio da utilização de aplicativos educacionais móveis criados no App Inventor 2
Título(s) alternativo(s): The teaching of Newton's Laws using mobile educational apps created in App Inventor 2
Autor(es): Oliveira, João Paulo de
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Aplicativos móveis - Desenvolvimento
Física - Estudo e ensino - Curitiba(PR)
Smartphones - Programação
Aprendizagem
Prática de ensino
Ensino - Meios auxiliares
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Mobile apps - Development
Physics - Study and teaching - Curitiba(Brazil)
Smartphones - Programming
Learning
Student teaching
Teaching - Aids and devices
Educational technology
Science - Study and teaching - Technological innovations
Data do documento: 13-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, João Paulo de. O ensino das Leis de Newton por meio da utilização de aplicativos educacionais móveis criados no App Inventor 2. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: As tecnologias digitais estão presentes na sociedade e a procura por métodos para utilizá-las na educação tem sido o foco de muitos pesquisadores. Dentre estas tecnologias, o smartphone tem se apresentado como um dispositivo versátil em suas funcionalidades e de presença quase certa em sala de aula. Resultados positivos, métodos e maneiras de incluir a utilização deste artefato podem ser evidenciados em muitos trabalhos atualmente. Em vista disso, nesta pesquisa, buscou-se investigar a utilização de aplicativos para smartphones para o ensino do conteúdo das Leis de Newton, na disciplina de Física. Para tanto, o estudo foi desenvolvido considerando a seguinte questão norteadora: “A utilização de aplicativos educacionais móveis desenvolvidos no App Inventor 2 contribuem com a aprendizagem significativa das Leis de Newton?”. A partir disso, três aplicativos foram desenvolvidos pelo próprio pesquisador, utilizando o software de programação App Inventor 2, sendo que cada um abordava conteúdos referentes ao conceito de força e das Leis de Newton. Com o intuito de validar a aquisição de novos conhecimentos adquiridos pelos alunos, utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa e, como referencial metodológico, a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa ambos apresentados por Moreira. Nesta perspectiva, verifica-se que a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, em que a percepção do pesquisador, a partir da interação com os sujeitos investigados, tornou-se uma das fontes de dados a ser analisada. Com relação ao ambiente escolhido para a realização da pesquisa, enfatiza-se que ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio do período noturno, com 37 alunos regularmente matriculados em uma instituição pública de ensino, na cidade de Curitiba-PR. Como instrumentos para obtenção de dados, foram aplicados questionários, registros escritos pelo pesquisador, conversas informais com os alunos e a elaboração de um mapa conceitual. A partir do questionário inicial, os conhecimentos prévios dos alunos acerca de alguns conceitos introdutórios foram averiguados antes da utilização dos aplicativos. Após o uso de cada aplicativo, outros questionários foram aplicados para ser possível investigar, nas respostas dos sujeitos da pesquisa, se houve ressignificação dos assuntos estudados com o auxílio dos aplicativos. A receptividade dos alunos quanto ao uso do smartphone, bem como a curiosidade a respeito do desenvolvimento dos aplicativos foram notadas. A respeito da análise dos dados constituídos na pesquisa, pode-se afirmar a presença de indícios de aquisição de novos significados aos conceitos já presentes na estrutura cognitiva dos alunos. Portanto, considera-se que a utilização dos aplicativos contribuiu com a aprendizagem significativa dos alunos.
Abstract: Digital technologies are present in society and the search for methods of using them in education has been the focus of many researchers. Among these technologies, the smartphone has been presented as a versatile device in its functionalities and almost certain presence in the classroom. Positive results, methods and ways of including the use of this artifact are shown in many works today. In this research, we sought to investigate the use of applications for smartphones to teach the content of Newton’s Laws, in the subject of Physics, being directed by the guiding question: “Will the use of mobile educational applications developed in App Inventor 2 contribute to meaningful learning of Newton’s Laws?”. Three applications were developed by the researcher himself, using the App Inventor 2 programming software, which contained content related to the concept of force and Newton’s Laws. In order to validate the acquisition of new knowledge acquired by students, the Theory of Meaningful Learning was used as a theoretical framework, in Moreira’s view and as a methodological framework the Potentially Meaningful Teaching Unit proposed by the same author. The research presents a qualitative approach, in which the researcher’s perception during the presence with the investigated subjects becomes a source of data to be analyzed. The environment chosen for the research was a 2nd grade High School class in the evening period with 37 students regularly enrolled in a public school in the city of Curitiba. As instruments for obtaining data, questionnaires, records written by the researcher, informal conversations with students and the elaboration of a conceptual map were applied. From the initial questionnaire, the knowledge already brought by the students before using the applications was analyzed and, after using each application, new questionnaires were applied to have the perception of the responses of the research subjects, regarding the meanings obtained regarding the physical matters dealt with. The receptivity of students when using the smartphone was noticed in many moments, in addition to curiosity about the development of applications. The analysis of the data constituted in the research showed signs of acquiring new meanings to the concepts already present in the students ‘cognitive structure, considering then that the use of the applications contributed to the students’ meaningful learning.
Descrição: Acompanha: Desenvolvimento de aplicativos móveis criados no App Inventor 2 sobre as Leis de Newton: produto educacional
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4976
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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