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Título: O ensino de inglês na cibercultura: a inclusão a partir de práticas multiletradas
Título(s) alternativo(s): The teaching of english in cyberculture: inclusion by means of multiliteracies
Autor(es): Oliveira, Larissa Xavier de
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Educação inclusiva
Língua inglesa - Estudo e ensino
Aquisição da segunda língua
Letramento na internet
Ensino via Web
Análise do diálogo
Sites acadêmicos da Web - Avaliação
Prática de ensino
Professores de inglês
Inclusive education
English language - Study and teaching
Second language acquisition
Internet literacy
Web-based instruction
Dialogue analysis
Scholarly Web sites - Rating of
Student teaching
English teachers
Data do documento: 14-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Larissa Xavier de. O ensino de inglês na cibercultura: a inclusão a partir de práticas multiletradas. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente a potencialidade das plataformas da BBC Learning English e da Memrise no ensino inclusivo de inglês.Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (MINAYO, 2001), baseada em uma abordagem exploratória (GIL, 2016), cujo arcabouço teóricometodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem, elaborada por (BAKHTIN), na teoria de aquisição de segunda língua (ELLIS, 2003; 2012), na aprendizagem de língua mediada por computador. (WARSCHAUER, 1996; LEFFA, 2006), nos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 2000; COPE; KALANTZIS, 2015), no uso do inglês como língua franca (JORDÃO, 2009; JENKINS, 2010; DUBOC, 2014), nos conceitos da cibercultura (LEMOS, 2007; JENKINS 2009; RÜDIGUER, 2013), no ensino inclusivo (CAMPBELL, 2001; CERCHIARI, 2014; FRANÇA et al, 2016;) e nos parâmetros de acessibilidade na web (BRASIL, 2014). Para a análise, construímos uma matriz de avaliação a partir dos parâmetros de avaliação de sites educacionais propostos por Carvalho (2008) e do contexto de aquisição de língua inglesa. As etapas de análise percorreram a produção da matriz de avaliação, a exploração das plataformas e, a realização de um estudo comparativo entre a BBC Learning English e da Memrise por meio dos parâmetros definidos. Para a construção dos parâmetros, levamos em consideração aspectos linguísticos, metodológicos e de acessibilidade de sites. Após a análise das plataformas, constatamos que elas não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade na web, não contemplam as concepções dialógica, de aquisição e de multiletramentos. Neste sentido, ambas plataformas não possuem potencial para o ensino inclusivo de inglês.
Abstract: The present study aimed to comparatively analyze the potential of BBC Learning English and Memrise platforms, in inclusive English teaching. This is a qualitativeinterpretative research (MINAYO, 2001) based in exploratory approach (GIL, 2016) which methodological-theoretical framework is anchored to the Bakhtinian dialogic language conception, to the second language acquisition theory (ELLIS, 2003; 2012), to the Computer-Assisted Language Learning theory (WARSCHAUER, 19O6; LEFFA, 2006), to multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 2000; COPE; KALANTZIS, 2015), to the English use as a Língua Franca (JORDÃO, 2009; JENKINS, 2010; DUBOC 2014), to cyberculture concepts (LEMOS, 2007; JENKINS, 2010; RÜDIGER, 2013), to inclusive teaching (CAMPBELL, 2001; CERCHIARI, 2014; FRANÇA et al, 2016) and to the web accessibility parameters (BRASIL, 2014). For the analysis, we have built a matrix based on the evaluation parameters of educational websites proposed by Carvalho (2008) and on the English language acquisition context. The analysis steps ran through the evaluation matrix building, the exploration and development of a comparative study of BBC learning and Memrise platforms on the defined parameters. To the parameters building, the linguistic, methodological, and accessibility aspects in the websites were considered. After analyzing BBC Learning English and Memrise, we realized they are not in conformity to the web accessibility standards, also, they do not contemplate dialogical language acquisition and multiliteracies conceptions. Thus, both platforms do not show an inclusive English learning potential.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4977
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