Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979
Título: Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS
Título(s) alternativo(s): Primary teacher’s continuous training at CTS approach
Autor(es): Ujiie, Nájela Tavares
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação permanente
Educação de crianças
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Alfabetização
Teachers, Training of
Continuing education
Early childhood education
Science - Study and teaching
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Literacy
Data do documento: 26-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: As pesquisas relacionadas ao ensino de ciências vêm aumentando na contemporaneidade, envolvendo as concepções, tendências, questionamentos, metodologias, aspectos formativos entre outros estudos direcionados a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem na área da ciência. Assim, ao longo desta tese, temos por objetivo promover uma formação continuada na Educação Infantil, visando à alfabetização científica e tecnológica por meio do enfoque CTS. O estudo tem ancoragem metodológica na pesquisa qualitativa, subsidiada pela pesquisa-ação formativa e educativa. Com afinco de cumprir sua finalidade, a pesquisa apresenta uma discussão teórica do enfoque ciência, tecnologia e sociedade e sua possível aplicabilidade junto a Educação Infantil, corroborando a formação de professores e a formação integral da criança da primeira infância. Em seu delineamento consolidou em três fases formativas e educativas, que totalizaram 100 horas: 1. Diagnóstico inicial e formação teórico-prática; 2. Elaboração teórico-prática; e, 3. Validação e documentação pedagógica. Em todas as fases foram respeitados os imperativos éticos da pesquisa e o estabelecimento de diálogo e colaboração entre os sujeitos implicados pelo contexto, em especial, o professor formador (Ensino Superior) e professores consolidados (Educação Básica). O percurso trilhado contou com a construção de um portfólio coletivo, amparado pela documentação pedagógica como fonte de acompanhamento, análise e avaliação, o qual se transmutou ao termino da pesquisa/formação, configurando o produto didático-pedagógico da tese: um site educacional. A efetivação da pesquisa demonstrou contribuição significativa para a formação permanente dos professores e seu desenvolvimento profissional e, para a seara do ensino de ciência num enfoque CTS. Além disso, fez emergir reflexões salutares ao contexto e promoveu satisfação profissional na concretização de autoria, o que proporcionou aos partícipes da pesquisa ser professores e cientistas da educação ao materializar a práxis pedagógica em seu cotidiano educativo.
Abstract: The researches related to the sciences teaching have been increasing in the contemporaneity, involving frames, tendencies, inquiring, methodologies, formative features in several studies directed to the quality improvement in teaching-learning processes at science area. Thus, throughout this thesis, a qualitative study supported by formative and educational action-research, through primary teachers continuous education context at CTS approach. The study has a methodological anchor in qualitative research, supported by formative and educational action research. In order to fulfill its purpose, the research presents a theoretical discussion of the science, technology and society approach also with possible applicability to Childhood Education, corroborating the training of teachers and comprehensive childhood education of the early child. In its design, it consolidated into three formative and educational phases, which totaled 100 hours: 1. Initial diagnosis and theoretical and practical training; 2. Planning and theoretical-practical elaboration; and, 3. Validation, pedagogical documentation and evaluation. In all phases, the ethical imperatives of research were respected and the establishment of dialogue and collaboration between the subjects involved in the context, in particular, the trainer teacher (Higher Education) and consolidated teachers (Basic Education). The route followed included the construction of a collective portfolio, supported by pedagogical documentation as a source of monitoring, analysis and evaluation, which was transmuted at the end of the research / training, configuring the didactic-pedagogical product of the thesis: an educational website. The research achievement has demonstrated a significant contribution to the continuing education for teachers and their professional development, and also to the field of science teaching at CTS approach. Furthermore, healthy reflections emerged in the context and promoted professional satisfaction in the realization of authorship, which enabled to people that take part of research to be teachers and education scientists when materializing the pedagogical praxis in their educational routine.
Descrição: Acompanha produção técnica: Site educacional: https://najelaujiie.wixsite.com/enfoquects
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf6,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf117,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.