Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarrera Juarez, Yelitza Fernanda-
dc.date.accessioned2020-05-28T17:19:22Z-
dc.date.available2020-05-28T17:19:22Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationBARRERA JUAREZ, Yelitza Fernanda. Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: um panorama Brasil-México. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4982-
dc.description.abstractResistance to changes in education for people with disabiliies is still a controversial topic. However, Brazilian and Mexican higher education institutions are beginning to develop actions and programs to ensure access to education for people with disabilities, eliminating barriers to inclusion in the academic context, improving architectural, pedagogical and social accessibility, aiming at providing conditions for people with disabilities to develop socially, autonomously and independently. Currently, the share of persons with disabilities who remain and complete their higher education in Brazil (6.66%) and Mexico (5.2%) are still low. However, Brazilian and Mexican governments are beginning to implement effective public policies that favor HEIs to provide an inclusive education, making human development guide by diversity, that is, considering differences and persons as political and social actors. The Convention on the Rights of Persons with Disbabilities, Geral Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, General Law on Education, Law of Guidelines and Bases, Secretariat for Public Education are some public polices and programas that support inclusive education. Likewise, there are international organizations that propose public policies to support people with disabilities, as the World Health Organization and Comision Nacional de los Derechos Humanos. This research aims to conduct a theoretical and documentary review on the inclusion in higher education of these two countries. In addition, a case study was conducted at two public universities, one in each country, to identify the main actions and programs aimed at including people with disabilities in these institutions. As results, we elaborated an overview on the issue of the inclusion of people with disabilities in education, which involves the national policies and their respective implementations in institutional actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Méxicopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Brasil - Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - México - Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoas socialmente excluídas - Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Brazilpt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Mexicopt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Brazil - Education (Higher)pt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Mexico - Education (Higher)pt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectSocially handicapped - Educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleInclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: um panorama Brasil-Méxicopt_BR
dc.title.alternativeInclusion of people with disabilities in higher education: a Brazil-Mexico panoramapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs resistências em relação às mudanças no plano educacional para pessoas com deficiência ainda são um tema controverso. No entanto, instituições de ensino superior brasileiras e mexicanas estão começando a desenvolver ações e programas para garantir o acesso à educação as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras para a inclusão no contexto acadêmico, melhorando a acessibilidade arquitetônica, pedagógica e social, com a finalidade de propiciar condições para que pessoas com deficiência se desenvolvam socialmente, com autonomia e independência. Na atualidade, a parcela das pessoas com deficiência que permanecem e concluem sua educação superior no Brasil (6.66%) e no México (5,2%) continua sendo baixa. No entanto, os governos brasileiro e mexicano estão começando a realizar políticas públicas efetivas que favoreçam as IES a terem uma educação inclusiva, fazendo com que o desenvolvimento humano seja pautado pela diversidade, ou seja, considerando as diferenças e as pessoas como atuantes políticos e sociais. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Geral para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Lei Geral da Educação, Lei de Diretrizes e Bases, Secretaria de Educación Pública são algumas políticas públicas e programas que apoiam a educação inclusiva. Da mesma forma existem organizações internacionais que propõem políticas públicas para apoiar as pessoas com deficiência, como a Organização Mundial da Saúde e a Comisión Nacional de los Derechos Humanos. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão teórica e documental sobre a inclusão no ensino superior desses dois países. Além disso, foi realizado um estudo de caso em duas universidades públicas, uma de cada país, para identificar as principais ações e programas voltados à inclusão das pessoas com deficiência nessas instituições. Com isso, foi possível elaborar um panorama sobre a questão da inclusão das pessoas com deficiência no ensino, contemplando as políticas nacionais e suas respectivas implementações em ações institucionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809556934291919pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Rebechi, Cláudia Nociolini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee3Sales, Márcia Barros de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099399733576747pt_BR
dc.contributor.referee4Setti, Mariangela de Oliveira Gomes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482781035451456pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inclusaodeficienciabrasilmexico.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.