Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Thiago Carvalho dos Reis-
dc.date.accessioned2020-05-28T21:32:20Z-
dc.date.available2020-05-28T21:32:20Z-
dc.date.issued2020-03-24-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Thiago Carvalho dos Reis. Travel mode choice behavior: an integrated framework of social psychology and marketing theory. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4985-
dc.description.abstractCurrent travel behavior research can be divided into three main fields: marketing, social psychology, and land-use, which are derived from different theories and beliefs. Even though, constructs from different theoretical frameworks, such as travel satisfaction and attitudes, have been previously studied together, few studies have analysed how a set of constructs from different theories would interact and influence the formation of behavioral intentions and user loyalty. In this sense, the main goal of this research entailed developing a comprehensive framework based on a systematic review of both marketing and social psychology theories as to investigate the formation of behavioral intentions and loyalty bonds towards two commute travel modes, namely commuting by car and by public transport. To this end, a survey was developed and applied in Curitiba, Brazil regarding perceived value, perceived quality, travel satisfaction, user loyalty, attitudes, social and personal norms, perceived behavioral control, behavioral intentions and habit. The collected data was used to test and validate the integrated framework through a two-step approach based on both confirmatory factor analysis (CFA) and structural equation modeling (SEM). The results highlighted that the formation of behavioral intentions and loyalty bonds across the samples occurred differently. For instance, attitudes, perceived quality, personal norms, perceived behavioral control, and travel satisfaction were the constructs with the largest effect on the main variable in the car sample. On the other hand, perceived value, travel satisfaction, attitudes, perceived quality, perceived behavioral control, and personal norms were the most relevant in the public transport sample. Overall, the main advantage and contribution of the integrated framework is being able to connect the influence of marketing constructs, which are commonly used by public managers, to social psychology factors, which are key to the development of behavioral intentions and habit. Therefore, aiding the planning of more detailed, strategic and adaptable public policies that could be applied to achieve more sustainable cities.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectTransporte e Estadopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectUrban transportation policypt_BR
dc.subjectSocial psychologypt_BR
dc.subjectTransportation and statept_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.titleTravel mode choice behavior: an integrated framework of social psychology and marketing theorypt_BR
dc.title.alternativeComportamento de escolha de modal de viagem: um modelo integrado de teorias de psicologia social e administraçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm transportes, a pesquisa de comportamento pode ser dividida em três grandes áreas: marketing, psicologia social e planejamento urbano. Embora, construtos de campos teóricos diferentes já tenham sido analisados juntos, poucos estudos examinaram como um conjunto de variáveis de diferentes teorias interagiriam e influenciariam a formação de intenções comportamentais e de laços de lealdade. O objetivo principal deste trabalho envolveu o desenvolvimento de um modelo teórico integrado baseado em uma revisão sistemática da literatura de marketing e de psicologia social para investigar a formação de intenções comportamentais e de laços de lealdade em relação à dois modos de transporte, carro e transporte público. Uma survey foi desenvolvida e aplicada em Curitiba, Brasil coletando informações sobre valor percebido, qualidade percebida, satisfação, lealdade, atitudes, normas pessoais e sociais, percepção de controle comportamental, intenções comportamentais e hábito. Os dados foram utilizados para testar e validar o modelo teórico integrado com base na aplicação de análise confirmatória fatorial e na modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a formação de intenções comportamentais e dos laços de lealdade entre as amostras ocorre de maneira distinta. Por exemplo, atitudes, qualidade percebida, normas pessoais, percepção de controle comportamental e satisfação são os construtos com o maior efeito na variável de interesse para usuários de carro. Em contrapartida, valor percebido, satisfação, atitudes, qualidade percebida, percepção de controle comportamental e normas pessoais são os mais relevantes para usuários de transporte público. A maior vantagem e contribuição do modelo teórico integrado é a conexão de conceitos de marketing, comumente utilizados na realidade de gestores públicos, a conceitos da psicologia social, chave para o desenvolvimento de intenções comportamentais e hábito. Portanto, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas mais detalhadas que possam ser aplicadas a fim de promover cidades mais sustentáveis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5289-1747pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474732004951663pt_BR
dc.contributor.advisor1Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.contributor.referee1Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Janine Nicolosi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9692-7182pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937029113190458pt_BR
dc.contributor.referee3Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6447-1504pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546212374410854pt_BR
dc.contributor.referee4Muller, Susan Grant-
dc.contributor.referee4Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
travelmodesocialpsychology.pdf9,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.