Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/50
Título: Portais corporativos: ferramenta para compartilhamento da informação organizacional
Autor(es): Torino, Emanuelle
Silva, Terezinha Elisabeth da
Torino, Lígia Patrícia
Palavras-chave: Portais corporativos
Gestão da informação
Tecnologia da informação
Corporate portals
Information management
Information technology
Data do documento: 2009
Câmpus: Campo Mourao
Curitiba
Citação: TORINO, Emanuelle; TORINO, Lígia Patrícia; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Portais corporativos: ferramenta para compartilhamento da informação organizacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2009, Bonito. Anais... Bonito, MS: [s.n.], 2009.
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar a importância dos portais corporativos, que se destacam como importante ferramenta de gestão da informação para as organizações. O advento das tecnologias da informação, sobretudo com os avanços da internet, possibilitou a ampliação das possibilidades de acesso à informação. Contudo, observa-se que as organizações desperdiçam muito tempo e recurso na perspectiva de gerenciar suas informações. Os portais corporativos surgem na tentativa de integrar os dados estruturados, que estão disponíveis em sistemas de informação automatizados e os dados não-estruturados, que permeiam diversos setores da organização, tornando o acesso à informação mais ágil e preciso, em especial no que tange à tomada de decisão. A possibilidade de reunir em um único portal todos os sistemas de informação que a organização utiliza, agiliza o trabalho e reúne as informações que geralmente estão dispersas na organização. Entretanto, para que os portais corporativos cumpram com os objetivos propostos, é necessário que a organização promova capacitação para os usuários dessa ferramenta, a fim de gerar comprometimento dos indivíduos quanto à necessidade de compartilhamento e desbloqueio dos fluxos de informação.
Abstract: This study aims to present the importance of corporate portals as special tools for information management in organizations. The outcome of information technologies, mainly the internet advancements, has broadened the possibilities for information access. However, it is noticeable that organizations waste a lot of time and resources attempting to manage their information. Corporate portals arise from the attempt to integrate structured data, which are available in computerized information systems, and non-structured data, that are present at a great part of the organization’s sectors, in order to make the access for information agile and precise, especially in what concerns to decision making. The possibility of gathering all the information systems that the organization utilizes in only one portal speeds up work and gathers information that is generally dispersed in the corporation. However, in order to achieve its purposes, the organization must promote training for the users of corporate portals so that the individuals get compromised with the need of sharing and unblocking the information fluxes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/50
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBBD_Torino, Emanuelle_2009.pdf87,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.