Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5009
Título: DRM para proteção de conteúdo de VOD utilizando o SGX: uma abordagem de avaliação de desempenho de descriptografia voltado para Set-Top Boxes
Título(s) alternativo(s): DRM for VOD content protection using SGX: a decryption performance evaluation approach for Set-Top Boxes
Autor(es): Costa, Ricardo de Souza
Orientador(es): Fonseca, Keiko Verônica Ono
Palavras-chave: Vídeo digital
Vídeo digital - Medidas de segurança
Proteção de dados
Sistemas hipertexto - Processamento de dados
Direitos autorais e processamento eletrônico de dados
Criptografia de dados (Computação)
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Televisão interativa - Equipamento e acessórios
Desempenho - Avaliação
Métodos de simulação
Digital video
Digital video - Security measures
Data protection
Hypertext systems - Data processing
Copyright and electronic data processing
Data encryption (Computer science)
Streaming technology (Telecomunication)
Interative television - Equipment and supplies
Performance - Evaluation
Simulation methods
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Ricardo de Souza. DRM para proteção de conteúdo de VOD utilizando o SGX: uma abordagem de avaliação de desempenho de descriptografia voltado para Set-Top Boxes. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O Vídeo sob Demanda ou simplesmente VOD é um serviço de streaming de mídia que exige uma alta largura de banda em redes de IPTV, mas por outro lado, é também uma enorme fonte de receita para provedores de conteúdo, emissoras e provedores de infraestrutura. Os clientes podem selecionar conteúdo de TV, como filmes e programas, a partir de uma ampla biblioteca de mídia digital, e não estão mais vinculados a um EPG (Electronic Program Guide). No entanto, o serviço de VOD deve disponibilizar o streaming de um conteúdo escolhido apenas para clientes autorizados, ou seja, o sistema deve proteger a transferência de dados e armazenamento, a fim de evitar violações de direitos autorais ou concorrência empresarial injusta com conteúdo adquirido ilegalmente. E conforme o problema em questão, é implementado uma solução de DRM (Digital Rights Management) baseado na tecnologia do Intel SGX (Software Guard Extensions), com foco no dispositivo do cliente, para avaliar o desempenho de descriptografia de vídeo, com resoluções em varreduras progressivas de 480, 720, 1080 e 2160 em uma enclave. O resultado mostra que o desempenho de descriptografia de um vídeo de resolução de 2160p, com um buffer de entrada de dados de 32kB na enclave, por exemplo, obtém-se a média de 10ms. E consequentente, esse resultado atende aos requisitos dos equipamentos de decodificadores de vídeo atuais do mercado.
Abstract: Video on Demand or simply VOD is a streaming media service that requires high bandwidth on IPTV networks, but it is also a huge source of revenue for content providers, broadcasters and infrastructure providers. Customers can select TV media contents from a large digital media library and are no longer dependent on an EPG (Electronic Program Guide). However, the VOD service must make streaming content chosen only for personalized customers, it means that the system must protect data transfer and storage in order to prevent copyright infringements or unfair business competition with illegally acquired content. With this issue in evidence, a DRM (Digital Rights Management) solution based on Intel SGX (Software Guard Extensions) technology is implemented, focusing on the client device, to evaluate video decryption performance in progressive scanning of 480, 720, 1080 and 2160 video resolutions into an enclave. The result shows the decryption performance of an 2160p video resolution, with an input data buffer of 32kB into the enclave, for example, gets an average of 10ms. Consequently, this result is compatible with the requirements of video decoder devices available on the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5009
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
protecaoconteudovod.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.