Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ricatieri Filho, Sergio | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T17:34:10Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T17:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
dc.identifier.citation | RICATIERI FILHO, Sergio. O convicto, O niilista e O jogador: o percurso da linguagem entre fé e melancolia, e uma proposta para além do vórtice do vazio a partir do conceito flusseriano de Übersetzen. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5046 | - |
dc.description.abstract | The present work takes a path that follows from the segmentation of the parent stem which is makind‟s faculty of language in two diverse shoots – language and myth – (CASSIRER, 1946), through the faith of humanity in the reality apprehended only by the word (FLUSSER, 2007), until these faith is lost by the intellectualization of the intellect itself (FLUSSER, 2011a), this loss being motivated by the storm of progress that pushes us fiercely into the abyss of the void. Thus, different steps of this path are illustrated by mediatic products that, rather than just represent the world, demonstrate the relationship of the animal symbolicum (CASSIRER, 1944) with the reality contained in the language used to symbolize it. After opposing belief and nihilism – that is: faith in the language and the melancholy caused by its loss –, the Flusserian concept of Übersetzen (FLUSSER, 2007) is then employed to propose an attempt to exit this opposing hindrance with the figure of the Player: the one who assumes the imposed strings in order to create his own intersubjectives ones, dealing with the simultaneity of the contradictories (BAUDRILLARD, 1991), not only to contemplate the emptiness of the void, but to play with the possibilities of symbolic interpretations within it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Flusser, Vilém, 1920-1991 | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Tradução e interpretação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Niilismo (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Crença e dúvida | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Semiótica e literatura | pt_BR |
dc.subject | Language and languages - Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Translating and interpreting - Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Nihilism (Philosophy) | pt_BR |
dc.subject | Belief and doubt | pt_BR |
dc.subject | Art and technology | pt_BR |
dc.subject | Semiotics and literature | pt_BR |
dc.title | O convicto, O niilista e O jogador: o percurso da linguagem entre fé e melancolia, e uma proposta para além do vórtice do vazio a partir do conceito flusseriano de Übersetzen | pt_BR |
dc.title.alternative | The believer, The nihilist and The player: the course of language between faith and melancoly, and a proposal for going beyond the vortex of the void using the flusserian concept of Übersetzen | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho percorre um trajeto que segue, partindo da segmentação do tronco progenitor da faculdade humana de linguagem nos ramos da língua e do mito (CASSIRER, 1946), pela fé da humanidade na realidade apreendida apenas pela palavra (FLUSSER, 2007), até a perda desta fé por conta da intelectualização do próprio intelecto (FLUSSER, 2011a), perda esta motivada pela tormenta do progresso que nos empurra ferozmente para dentro do abismo do nada. Para tanto, diferentes passos de tal trajeto se fazem ilustrados por produtos midiáticos que, mais do que apenas representar o mundo, demonstram a relação do animal symbolicum (CASSIRER, 1944) com a realidade contida na própria linguagem empregada para simbolizá-lo. Após opor convicção e niilismo – ou seja: a fé na linguagem e a melancolia causada por sua perda –, o conceito flusseriano de Übersetzen (FLUSSER, 2007) é, então, empregado para propor uma tentativa de saída do entrave opositivo resultante com a figura do Jogador: aquele que assume os fios impostos para poder criar seus próprios fios intersubjetivos, assumindo a simultaneidade dos contraditórios (BAUDRILLARD, 1991) não para apenas contemplar o vazio do nada, mas para jogar com as possibilidades de interpretação simbólica de tal vazio. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-0296-6453 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5506171841925556 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lemos, Anuschka Reichmann | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290303788421656 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lemos, Anuschka Reichmann | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290303788421656 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Schwartz, Christian Luiz Melim | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2420-0707 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4877467454648899 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sales, Cristiano de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8372496598169395 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.capes | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
convictoniilistajogadorflusseriano.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.