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Título: Percepções de professores sobre o uso de mídias digitais nas aulas de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Teachers' perceptions about the use of digital media in english language classes
Autor(es): Marcos, Raquel Amoroginski
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Mídia digital
Professores - Formação
Língua inglesa
Ensino - Meios auxiliares
Digital media
Teachers, Training of
English language
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 14-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARCOS, Raquel Amoroginski. Percepções de professores sobre o uso de mídias digitais nas aulas de língua inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Este trabalho de cunho qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006,MOITA LOPES, 1994; MINAYO, 2004) buscou investigar as percepções de professores de língua inglesa de escolas públicas e privadas de cidades do sudoeste do Paraná sobre o uso dasmídias digitais em suas aulas. Especificamente, o estudo objetivou: 1) investigar as percepções dos professores sobre fatores facilitadores e limitadores do uso de mídias digitais nas aulas de Língua Inglesa; e 2) investigar as percepções de como os professores participantes usam as mídias digitais em suas aulas de LI. Os dados foram gerados em um minicurso de extensão/formação continuada, intitulado: “Mídias digitais no ensino e aprendizagem de línguas”, ofertado gratuitamente a oito professores de línguas no primeiro semestre de 2019. Por se tratar de uma pesquisa no contexto de Língua Inglesa, apenas três professores Língua Inglesa atuantes em sala de aula no momento de realização do minicurso se tornaram participantes focais da pesquisa. O corpus de pesquisa é composto predominantemente a) da áudio-gravação do minicurso e posterior transcrição de partes das falas dos professores; b) de respostas de um questionário aplicado aos participantes como atividade do minicurso; e c) da elaboração de planos de aula após o minicurso a fim de demonstrar o uso das mídias digitais para atingir objetivos pedagógicos. A análise de conteúdo se deu à luz de conceitos e teorias de Lévy (1999), Martino (2015), Setton (2010), Selwyn (2011, 2013, 2017), Miskolci (2011), Leffa (1999), Celani (1997), Paiva (2001, 2013, 2019), dentre outros. A análise dos dados aponta que as percepções dos professores participantes sobre ambos os fatores facilitadores e limitadores do uso de mídias digitais em aulas de língua inglesa são de ordens técnica (e.g.: funcionamento ou não de equipamentos); administrativa (e.g.:positividade ou negatividade na gestão dos equipamentos, acesso ou não aos laboratórios de informática); e pedagógica (e.g.: alunos e professores gostam de usar mídias digitais pela facilidade e agilidade na obtenção de informações; professores são resistentes ao uso de mídias digitais). Quanto à forma de usar as mídias digitais em aulas de língua inglesa, as percepções dos professores apontam que essas são usadas como um instrumento ou tecnologia educacional, capaz de mediar e de dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Como resultado geral, concluímos que apesar do reconhecimento da rapidez no acesso a informações e da agilidade no processo ensino-aprendizagem que as mídias digitais proporcionam, as professoras veem a questão do tempo que o uso que tais mídias lhes demandam como um fator restritivo ou até mesmo impeditivo.Ademais, as professoras precisam de know-howpara usar as mídias, além da cumplicidade de uma estrutura técnica e administrativa eficaz. É inegável no discurso das participantes que as mídias digitais adentraram o contexto escolar e que estão incorporadas a vários aspectos da vida. Contudo, ainda que elas digam que sim, que as usam em suas aulas e em prol do ensino e da aprendizagem, o que parece transparecer mais que o uso em si é a intenção de uso.A presente pesquisa visa contribuir com uma demanda crescente de outras pesquisas no que diz respeito ao uso prescrito ou esperado das tecnologias digitais em contexto escolar na área da Linguística Aplicada no que tange a formação continuada de professores de Língua Inglesa.
Abstract: This qualitative interpretative work (DENZIN; LINCOLN, 2006, MOITA LOPES, 1994, MINAYO, 2004) attempted to investigate the perceptions of English language teachers from public and private schools in cities in southwestern Paraná about the use of digital media in their classes. Specifically, the study aimed: 1) to investigate teachers' perceptions of facilitating and limiting factors for the use of digital media in English language classes; 2) investigate perceptions of how participating teachers use digital media in their EL classes. The data were generated in the short course of extension/continuing training: "Digital media in language teaching and learning", offered free of charge to eight language teachers in the first half of 2019. Because it is a research in the context of English language, only three English language teachers working in the classroom at the time of the short course became focal participants of the research. The research corpus is composed predominantly a) of the audiorecording of the mini-course and subsequent transcription of parts of the teachers' statements; b) answers from a questionnaire applied to participants as a short course activity; and c) the discussion of lesson plans prepared by the participants after the short course in order to demonstrate the use of digital media to achieve the proposed pedagogical objective(s). The content analysis was done in the perspective of the ideas and theories of Lévy (1999), Martino (2015), Setton (2010), Selwyn (2011, 2013, 2017), Miskolci (2011), Leffa (1999), Celani (1997), Paiva (2001, 2013, 2019), among others. Data analysis indicates that the perceptions of participating teachers about both facilitating and limiting factors of the use of digital media in English language classes are of technical orders (e.g. operation or not of equipment); (e.g.: positivity or negativity in the management of equipment), access or not to computer labs); pedagogical (e.g.: students and teachers like to use digital media for ease and agility in obtaining information; teachers are resistant to the use of digital media). When it comes to how to use digital media in English language classes, teachers' perceptions point out that they are used as an instrument or educational technology, able to mediate and to give support to the English language teaching-learning process. As a general result, we conclude that despite the recognition of the speed of access to information and agility in the teaching-learning process which the digital media provide, teachers see the matter of the time that the use of such media demand them as a restrictive or even preventing factor. In addition, teachers need knowhow to use the media, besides the complicity of an effective technical and administrative structure, it is undeniable in the participants' discourse that digital media have entered the school context and that they are incorporated into various aspects of life. However, even if they say yes, they use them in their classes and for the sake of teaching and learning, what seems to show more than the use itself is the intention of use. This research aims to contribute to a growing demand for other research with regard to the prescribed or expected use of digital technologies in the school context in the area of Applied Linguistics with regard to continuing teacher training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5062
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