Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leandro Luiz dos-
dc.date.accessioned2020-07-24T17:33:42Z-
dc.date.available2020-07-24T17:33:42Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Luiz dos. As histórias em quadrinhos de Maria Erótica (1979-1981) de Claudio Seto: visões carnavalizantes durante a ditadura militar. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5098-
dc.description.abstractThis academic work aims to analyze the stories of the magazine “Maria Erótica” created by Claudio Seto (1944-2008) and published by the publishing house Grafipar, in Curitiba, between the second half of 1979 and the beginning of the 1980s. The analysis was developed according the concept of “carnivalization” by the Russian philosopher and linguist Mikhail Bakhtin (1895-1975), in which humor and the unusual are used as a way of contesting the current hierarchy and order. This concept was applied in the 18 stories of the sample based on the premise that erotic comics - even if unintentionally - violated the morals of the conservative society that supported the implantation and maintenance of the Brazilian military dictatorship (1964-1985). At that time, erotic comics were also the target of censorship, mainly because pornography was prohibited in the country. The protagonist Maria Erótica - created in 1969 and considered one of Seto's great creations - proves to be, from the analysis, an object of the male fetish. In most sexual scenes, the initiative comes from men and not from Maria - sexual harassment and abuse appear recurrently in most of the stories analyzed. The protagonist only surrenders to sexual interludes in the world of fantasy, since in reality she proves to be moral and prudish. Based on these findings, Maria Erótica is seen as a reflection of the Brazilian patriarchal society that does not allow full sexual freedom for women. Other protagonists of international erotic comics from the same period are controversial regarding women's sexual liberation - such as Barbarella, by JeanClaude Forest (1930-1998). In the dissertation, in parallel to the development of the analyzes, Claudio Seto's biographical aspects are approached - especially with regard to his comic production - based on reports from co-workers and family members. Seto, grandson of Japanese immigrants, has great importance in the context of Brazilian comics for being considered one of the introductors of the manga style in the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSeto, Claudio, 1944-2008 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Brasil - História e críticapt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985 - Censurapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos eróticas - Históriapt_BR
dc.subjectErotismo na literaturapt_BR
dc.subjectCultura na literaturapt_BR
dc.subjectSeto, Claudio, 1944-2008 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc - Brazil - History and criticismpt_BR
dc.subjectBrazil - History - 1964-1985 - Censorshippt_BR
dc.subjectErotic comic books, strips, etc - Historypt_BR
dc.subjectEroticism in literaturept_BR
dc.subjectCulture in literaturept_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos de Maria Erótica (1979-1981) de Claudio Seto: visões carnavalizantes durante a ditadura militarpt_BR
dc.title.alternativeThe comic books of Maria Erótica (1979-1981) by Claudio Seto: carnivalized visions during the military dictatorshippt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico tem por objetivo analisar as histórias da revista “Maria Erótica” criadas por Claudio Seto (1944-2008) e publicadas pela editora Grafipar, em Curitiba, entre a segunda metade de 1979 e o início dos anos 1980. A análise foi desenvolvida à luz do conceito de “carnavalização” do filósofo e linguista russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), no qual o humor e o inusitado são usados como forma de contestação da hierarquia e da ordem vigente. Tal conceito foi aplicado nas 18 histórias da amostra a partir da premissa que os quadrinhos eróticos – mesmo que de forma não intencional – transgrediram a moral da sociedade conservadora que apoiou a implantação e a manutenção da ditadura militar (1964-1985) no Brasil. Naquela época, os quadrinhos eróticos também foram alvo da censura, principalmente pelo fato de a pornografia ser proibida no país. A protagonista Maria Erótica – criada em 1969 e considerada uma das grandes criações de Seto – demonstra ser, a partir da análise, um objeto do fetiche masculino. Na maioria das cenas sexuais, a iniciativa parte dos homens e não de Maria – o assédio e o abuso sexual aparecem de forma recorrente em grande parte das histórias analisadas. A protagonista somente se entrega aos interlúdios sexuais no mundo da fantasia, uma vez que na realidade demonstra-se moralista e pudica. A partir dessas constatações, Maria Erótica é vista como reflexo da sociedade patriarcal brasileira que não admite plena liberdade sexual para as mulheres. Outras protagonistas de quadrinhos eróticos internacionais da mesma época são controversas quanto à liberação sexual feminina – como Barbarella, de Jean-Claude Forest (1930-1998). Na dissertação, paralelamente ao desenvolvimento das análises, são abordados aspectos biográficos de Claudio Seto – especialmente no que concerne a sua produção quadrinística – a partir de relatos de colegas de trabalho e de familiares. Seto, neto de imigrantes japoneses, tem grande importância no contexto dos quadrinhos brasileiros por ser considerado um dos introdutores do estilo mangá no país.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465286406192403pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555844320658036pt_BR
dc.contributor.referee2Imaguire Junior, Key-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122316324756944pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Luciano Henrique Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054346898204571pt_BR
dc.contributor.referee4Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quadrinhosclaudiosetoditadura.pdf12,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.