Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Gustavo Mayer-
dc.date.accessioned2020-08-04T21:35:39Z-
dc.date.available2020-08-04T21:35:39Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.identifier.citationPINTO, Gustavo Mayer. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109-
dc.descriptionAcompanha: Guia para produção de animações nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThis work, carried out through a case study research, through participant observation, has the general objective of identifying potentialities aroused in students by the collaborative production of animations for the teaching of Science in the final years of elementary school. Thus, it was intended to investigate whether the mediation of Physics content through the collaborative production of animated videos by students allows a better appropriation of these themes by students and a greater predisposition for learning. Part of the research had methodological guidelines with the Interactive Triangle, which seeks to represent learning mediated by digital technologies, moving from a basic individual process to a social process, located in the joint activity of people, where student, teacher, and content are part of this triad. Collaborative production and Digital Information and Communication Technologies in the teaching and learning process, with the Interactive Triangle typology as the main element, were the theoretical references used in this study. To achieve the objectives outlined in this study, qualitative research was carried out with a class of ninth-grade of elementary school, in a school in the Municipal Education Network, in the city of Curitiba-PR. The instruments used in the data collection were the participant observation protocols, the researcher’s notes, audios collected during the activities, student notebooks, and animation scripts, in addition to the material produced by the teams. The didacticmethodological strategy, developed and applied with the participants, in addition to the theoretical framework of this research, supported the creation of a guide for the production of animations in the classroom, as an educational product, aimed at science teachers of the final years of the EFII. The research revealed that the strategy brought positive aspects concerning student engagement and predisposition to learning, in addition to contributions to the approach of Physics in this teaching stage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensino - Curitiba (PR) - Estudo de casospt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching - Curitiba (Brazil) - Case studiespt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeam learning approach in educationpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectAnimation (Cinematography)pt_BR
dc.subjectComputer animationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleContribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animaçõespt_BR
dc.title.alternativeContributions to the teaching of science in the final years of elementary school through the collaborative production of animationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso, através de uma observação participante, tem como objetivo geral, identificar potencialidades despertadas nos estudantes pela produção colaborativa de animações para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, pretendeu-se investigar se a mediação de conteúdos de Física através da produção colaborativa de vídeos animados pelos alunos permite uma melhor apropriação destes temas pelos estudantes e uma maior predisposição para aprendizagem. Parte da pesquisa teve encaminhamentos metodológicos com o Triângulo Interativo, que busca representar a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais passando de um processo basicamente individual para um processo social, situado na atividade conjunta das pessoas, onde aluno, professor e conteúdos fazem parte desta tríade. A produção colaborativa e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, tendo como principal elemento, a tipologia do Triângulo Interativo foram os referencias teóricos utilizados neste estudo. Para atingir os objetivos traçados neste estudo, foi realizada uma pesquisa, de cunho qualitativo com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, no município de Curitiba-PR. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram os protocolos de observação participante, anotações do pesquisador, áudios coletados durante as atividades, cadernos de anotações dos alunos e roteiros das animações, além do material produzido pelas equipes. A estratégia didático-metodológica, desenvolvida e aplicada com os participantes, além do referencial teórico desta pesquisa, fundamentaram a criação de um guia para a produção de animações em sala de aula, como produto educacional, voltado para os professores de Ciências dos anos finais do EFII. A pesquisa revelou que a estratégia, trouxe aspectos positivos em relação ao engajamento dos alunos e à predisposição para a aprendizagem, além de contribuições para a abordagem da Física nesta etapa de ensino.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4929-405Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553953150838124pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Abegg, Ilse-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986pt_BR
dc.contributor.referee2Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037671532203196pt_BR
dc.contributor.referee3Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasanimacoes.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinocienciasanimacoes_produto.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons