Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5118
Título: Articulação entre o Letramento Estatístico de Gal e a Compreensão Gráfica de Curcio para a formação de professores no âmbito da educação estatística
Título(s) alternativo(s): Articulation between the Statistical Literacy of Gal and the Graphic Understanding of Curcio for the training of teachers in the framework of statistical education
Autor(es): Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Professores - Formação
Estratégias de aprendizagem
Alfabetização matemática
Estatística - Métodos gráficos
Estatística - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Learning strategies
Numeracy
Statistics - Graphic methods
Statistics - Study and teaching
Data do documento: 8-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes. Articulação entre o Letramento Estatístico de Gal e a Compreensão Gráfica de Curcio para a formação de professores no âmbito da educação estatística. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atrelada ao grupo de pesquisa Material Didático para o Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica e Superior. A pesquisa objetiva investigar se a participação de professores dos Anos Finais Fundamental em um curso de formação continuada que articule a Compreensão Gráfica de Curcio (1989) e o Letramento Estatístico de Gal (2002) pode contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Estatística mais efetiva. Para atingir o objetivo proposto, as bases teóricas que fundamentam o estudo versam sobre a formação docente na disciplina de Matemática; as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores; os saberes docentes; a Educação Estatística, Compreensão Gráfica e as Competências Estatísticas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram sustentados nos conceitos da pesquisa qualitativa. Foi elaborado e implementado um curso de aperfeiçoamento profissional direcionado à Educação Estatística, composto por tarefas de Estatística e Probabilidade, leitura e discussão de artigos científicos, investigação estatística, cuja atividade final foi elaborarem uma atividade de ensino. Os 12 (doze) professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, Brasil, que participaram do curso, são habilitados em Matemática. O curso teve duração de 15 (quinze encontros), de (4) quatro horas cada um. Como instrumento para coleta dos dados, usaram-se as tarefas de Estatística e Probabilidade, as narrativas de aprendizagem e os memoriais descritivos. A análise dos dados coletados foi efetivada à luz da teoria da Análise Textual Discursiva que permitiu a interpretação e compreensão dos registros produzidos pelos professores cursistas. Dentre alguns dos resultados encontrados, destacam-se: a articulação entre o Letramento Estatístico e a Compreensão Gráfica; a relação intrínseca das Competências Estatísticas com a Compreensão Gráfica, vislumbrando o processo de ensino e aprendizagem, pois o curso de aperfeiçoamento profissional realizado permitiu identificar as Competências Estatísticas e gráficas como saberes disciplinares e específicos; a atuação da formadora pode modificar as relações dos professores cursistas com o saber; a discussão reflexiva da importância da aproximação e articulação entre Educação Estatística e a Educação Básica; o desenvolvimento e a manifestação dos saberes profissionais indispensáveis à docência. O desenvolvimento da pesquisa promoveu a elaboração e produção de proposta pedagógica como um produto educacional, que visa a colaborar com o processo de formação continuada dos professores que lecionam a disciplina de Matemática.
Abstract: This dissertation is linked to the Graduate Program in Science and Technology Teaching (PPGECT), at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), associated to the Didactic Material research group for the Teaching of Probability and Statistics in Basic and Higher Education. The research aims to investigate whether the participation of teachers of the Final Years of Fundamentals in a continuing education course that articulates the Graphic Understanding of Curcio (1989) and the Statistical Literacy of Gal (2002) can contribute to the development of a more effective Statistical Education. To achieve the proposed aim, this research was based on theoretical bases on teacher education in the discipline of Mathematics, national curriculum guidelines for teacher training, teaching knowledge and, the field of Statistical Education, Graphic Understanding and statistical skills. The methodological procedures used were based on the concepts of qualitative research. A professional development course about Statistical Education was created and implemented, regarding the subjects of Statistics and Probability, reading and discussing scientific articles, researches and statistics contents so the course teachers were invited to develop a teaching activity. The twelve (12) teachers from the Public Education Network from the State of Paraná, Brazil, who participated in the course, are qualified in Mathematics. The course had the duration of 15 (fifteen meetings), 4 (four) hours each. As an instrument for data collection, the tasks of Statistics and Probability, learning narratives and descriptive memorials were applied. The data analysis was carried out under the discursive Textual Analysis theory that allowed the interpretation and understanding of the registered produced by the course teachers. Among some of the results we found, we highlight: the articulation inherent to the articulation between Statistical Literacy and Graphic Understanding; the intrinsic relationship of statistical skills with Graphic Understanding, envisioning the teaching and learning process, as the professional training course carried out allowed to identify statistical and graphic skills as disciplinary and specific knowledge; the role of the responsibility for caring on the activity can change the relationship between the student teachers and the knowledge; the reflexive discussion of the importance of the approximation and articulation between Statistical Education and Basic Education; the development and manifestation of professional knowledge essential to teach. In particular, the development of the research promoted the elaboration and production of a pedagogical proposal as an education product, which collaborate with the process of continuing education of teachers specially in the field of Mathematics.
Descrição: Acompanha produção técnica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5118
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
articulacaoletramentoestatistico.pdf5,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
articulacaoletramentoestatistico_1.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.