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Título: Uso da plataforma App Inventor sob a ótica construcionista como estratégia para estimular o pensamento algébrico
Título(s) alternativo(s): Use of the App Inventor platform from a constructionist perspective as a strategy to stimulate algebraic thinking
Autor(es): Duda, Rodrigo
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Construtivismo (Educação)
Programação visual (Computação)
Matemática - Estudo e ensino
Álgebra
Mobile apps
Constructivism (Education)
Visual programming (Computer science)
Mathematics - Study and teaching
Algebra
Data do documento: 3-Jun-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DUDA, Rodrigo. Uso da plataforma App Inventor sob a ótica construcionista como estratégia para estimular o pensamento algébrico. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar relações entre o desenvolvimento de aplicativos com programação visual e manifestações do pensamento algébrico. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de cunho interpretativo, delineada sob a perspectiva qualitativa. Para contemplar os objetivos propostos, recorreu-se a referencial teórico sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática, a teoria construcionista de Papert (1988, 2008), o pensamento computacional e o pensamento algébrico. O estudo foi realizado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná. A ferramenta utilizada para a realização das atividades foi a plataforma App Inventor, por meio da qual é possível desenvolver aplicativos para dispositivos móveis com o uso de programação visual. A coleta de dados foi realizada durante uma oficina de desenvolvimento de aplicativos, composta por duas etapas. Na primeira etapa, foi proporcionada a familiarização dos participantes da pesquisa em relação ao uso da plataforma App Inventor por meio de um minicurso, no qual os participantes desenvolveram aplicativos propostos por Wolber et al. (2011) e um aplicativo para realizar a soma, subtração, multiplicação e divisão de números reais. Na segunda etapa os participantes da pesquisa desenvolveram aplicativos relacionados a problemas elaborados com base no referencial teórico pesquisado. Foram coletados os registros escritos e os códigos dos aplicativos desenvolvidos pelos participantes da pesquisa nessa etapa. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo segundo Bardin (2011), com o intuito de identificar características do pensamento algébrico manifestadas durante o processo de realização das atividades propostas. Os resultados evidenciaram a predominância do uso de linguagem simbólica para estruturação dos algoritmos, de forma que o ambiente de aprendizagem proposto demandou mobilização de diferentes aspectos relacionados ao pensamento algébrico. No entanto, evidencia-se que essas formas representacionais não são condizentes com as esperadas para a faixa etária dos participantes, indicando um nível de manifestação simbólica característico do pensamento protoalgébrico intermediário, transitório entre o pensamento algébrico incipiente e o pensamento algébrico consolidado, que é o uso da linguagem simbólica retórica para designar valores numéricos.
Abstract: The goal of this research was to investigate relationships between the development of mobile applications through visual programming and manifestations of algebraic thinking. This is an applied and interpretative research, outlined from a qualitative perspective. In order to contemplate the proposed objectives, we used a theoretical framework on the use of digital technologies in mathematical education, Papert's Constructionism Theory (1988, 2008), computational thinking and algebraic thinking. The study was carried out with students of the first year of a technical high school at the Irati Campus of the Federal Institute of Paraná. The tool used to carry out the activities was the App Inventor platform, through which it is possible to develop applications for mobile devices using visual programming. Data collection was performed during a mobile application development workshop, consisting of two stages. During the first stage, the research participants were familiarized with the use of the App Inventor platform through a minicourse, in which the participants developed applications proposed by Wolber et al. (2011) and a mobile application to perform the addition, subtraction, multiplication and division of real numbers. During the second stage, the research participants developed applications related to problems developed based on the researched theoretical framework. Written records and application codes developed by the research participants in this stage were collected. The data were analyzed through content analysis according to Bardin (2011), in order to identify characteristics of algebraic thinking manifested during the process of carrying out the proposed activities. The results showed the predominance of the use of symbolic language to structure the algorithms, so that the proposed learning environment demanded the mobilization of different aspects related to algebraic thinking. However, it is evident that these representational forms are not consistent with those expected from the participant’s age group, indicating a level of symbolic manifestation characteristic of intermediate proto-algebraic thinking, transient between incipient algebraic thinking and consolidated algebraic thinking, which is the use of rhetorical symbolic language to designate numerical values.
Descrição: Acompanha produção técnica: IFDROID: uso da plataforma App Inventor para o desenvolvimento de aplicativos em aulas de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5218
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