Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5295
Título: Priorização de manutenção em uma empresa de saneamento: modelo multicritério híbrido de apoio a decisão
Título(s) alternativo(s): Maintenance priorization in sanitation company: hybrid multicriteria decision support model
Autor(es): Andrade, Fernanda Gomes de
Orientador(es): Colmenero, João Carlos
Palavras-chave: Saneamento
Manutenção
Processo decisório por critério múltiplo
Sanitation
Maintenance
Multiple criteria decision making
Data do documento: 31-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ANDRADE, Fernanda Gomes de. Priorização de manutenção em uma empresa de saneamento: modelo multicritério híbrido de apoio a decisão. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Manter o sistema de saneamento em funcionamento é de vital importância. A realização de manutenção é uma forma de manter o sistema em funcionamento e garantir que o serviço atenda aos clientes. Mas a tarefa de integrar todos os aspectos importantes que envolvem a decisão de priorização de manutenção é dificultosa e demanda por um método que auxilie no processo de tomada decisão. Para atender essa demanda, o presente trabalho objetiva propor um modelo multicritério híbrido de apoio a tomada de decisão para priorizar atividades de manutenção corretiva em uma empresa de saneamento. Para isso foi realizada uma análise do processo de tomada de decisão, definido os critérios relevantes de priorização de manutenções corretivas, o método SWARA foi utilizando para determinar os pesos dos critérios de priorização a partir da opinião dos decisores, e foi proposto um modelo multicritério de apoio a tomada de decisão utilizando fuzzy TOPSIS para priorizar as alternativas. Os resultados definiram a utilização de sete critérios, mostrando o atendimento ao cliente como critério mais importante. O modelo se apresentou flexível e útil para a resolução do problema, atendendo às necessidades da empresa com a resposta de um ranqueamento confiável que auxilia a tomada de decisão.
Abstract: It is of vital importance to keeping the sanitation system working. Performing maintenance is a way of keeping the system running and ensuring that the service reaches the customers. But the task of integrating all the important aspects surrounding the maintenance prioritization decision is difficult and demands a method that assists in the decision-making process. To meet this demand, this paper aims to propose a hybrid multicriteria decision support model to prioritize corrective maintenance activities in a sanitation company. For this, an analysis of the decisionmaking process was carried out, the corrective maintenance prioritization criteria were defined, the SWARA method was used to determine the weights of the prioritization criteria from the decision-makers' opinion, and a multicriteria decision support model was proposed using fuzzy TOPSIS to prioritize alternatives. The results defined the use of seven criteria, showing customer service as the most important criteria. The model proved to be flexible and useful for solving the problem, meeting the needs of the company with the response of a reliable ranking that helps decision making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5295
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manutencaoempresasaneamentomulticriteriohibrido.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.