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Título: Método para identificar e analisar as práticas da indústria 4.0 no setor moveleiro
Título(s) alternativo(s): Method to identify and analyze the practices of Industry 4.0 in the furniture sector
Autor(es): Galera, Natieli Maria
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Indústrias
Indústria de móveis
Revolução industrial
Desenvolvimento organizacional
Industries
Furniture industry and trade
Industrial revolution
Organizational change
Data do documento: 14-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GALERA, Natieli Maria. Método para identificar e analisar as práticas da indústria 4.0 no setor moveleiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Com o advento da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, os consumidores estão alterando o modo de aquisição de produtos e serviços, fazendo com que as empresas, principalmente as indústrias, alterem seu modo de produção para atender a essas demandas e exigências. São inúmeras as mudanças que ocorrem com as práticas da Indústria 4.0 nas indústrias, seja na dimensão organizacional, gerencial ou tecnológica. A dimensão organizacional envolve os seres humanos. A dimensão gerencial corresponde aos processos e infraestrutura. E a dimensão tecnológica corresponde à aquisição das tecnológicas da Indústria 4.0. Cada dimensão possui suas próprias práticas da Indústria 4.0. Para a implementação dessas práticas, torna-se necessário aprimorar o conhecimento sobre as mudanças que estão ocorrendo, seja no âmbito econômico, político, tecnológico ou social, bem como o conhecimento sobre a capacidade da indústria em aderir às práticas da Indústria 4.0. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre o nível de capacitação que a indústria apresenta em relação às práticas da Indústria 4.0. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível definir os 3 critérios (dimensões), as 30 alternativas (práticas da Indústria 4.0), sendo 10 alternativas por critérios que correspondem a um total de 116 indicadores. Após essa definição foi desenvolvido o instrumento de pesquisa, que consiste no percentual do desempenho ideal esperado (definido pelo diretor e sócios da indústria esquisada), o percentual avaliado e a diferença do mesmo. Sendo assim, foi possível obter um percentual/índice de desenvolvimento de cada prática, que foi utilizado no método de multicritério ELECTRE II, o qual apresentou um ranking da prática com pior desempenho em relação à prática com melhor desempenho. Para testar o método utilizou-se uma indústria do ramo moveleiro, localizada no Sudoeste do Panará, contendo aproximadamente 200 funcionários e que realiza suas vendas no mercado nacional e internacional. Os índices de desenvolvimento levaram em consideração as informações a partir do ano de 2015, visto que a indústria não apresenta dados desde o seu surgimento, que ocorreu em 1992. Os resultados apresentam que a prática com pior desempenho é o fluxo de informação e conhecimento, da dimensão gerencial. Em segundo lugar encontra-se a prática dos níveis hierárquicos, que corresponde à dimensão organizacional e, em terceiro lugar, a prática da Internet das Coisas (IoT), enquadrada na dimensão de tecnologias. A indústria está realizando investimentos e modernizando seus meios produtivos, porém a grande dificuldade encontra-se na dimensão organizacional, a qual envolve a alteração de costumes pré-existentes dos funcionários e na cultura da indústria, além dessa dimensão estar ligada diretamente à adoção das tecnologias da Indústria 4.0.
Abstract: With the advent of the Fourth Industrial Revolution, or Industry 4.0, consumers are changing the way they purchase products and services, causing companies, especially industries, to change their mode of production to meet these demands and requirements. There are countless changes that occur with the practices of Industry 4.0 in industries, whether in the organizational, managerial or technological dimension. The organizational dimension involves human beings. The managerial dimension corresponds to the processes and infrastructure. And the technological dimension corresponds to the acquisition of the technologies of Industry 4.0. Each dimension has its own Industry 4.0 practices. For the implementation of these practices, it is necessary to improve the knowledge about the changes that are occurring, be it in the economic, political, technological or social spheres, as well as the knowledge about the capacity of the industry to adhere to the practices of Industry 4.0. In this context, this work aimed to make a diagnosis about the level of training that the industry has in relation to the practices of Industry 4.0. Through bibliographic research it was possible to define the 3 criteria (dimensions), the 30 alternatives (Industry 4.0 practices), 10 alternatives by criteria that correspond to a total of 116 indicators. After this definition, the research instrument was developed, which consists of the percentage of the expected ideal performance (defined by the director and partners of the researched industry), the percentage evaluated and the difference between it. Thus, it was possible to obtain a percentage / development index for each practice, which was used in the ELECTRE II multi-criteria method, which presented a ranking of the practice with the worst performance in relation to the practice with the best performance. To test the method, a furniture industry was used, located in the Southwest of Parana, containing approximately 200 employees and which sells in the national and international market. The development indices took into account the information from 2015, since the industry has not presented data since its inception, which occurred in 1992. The results show that the practice with the worst performance is the flow of information and knowledge, the managerial dimension. In second place is the practice of hierarchical levels, which corresponds to the organizational dimension and, in third place, the practice of the Internet of Things (IoT), framed in the dimension of technologies. The industry is making investments and modernizing its productive means, however the great difficulty is found in the organizational dimension, which involves changing the pre-existing customs of employees and the culture of the industry, in addition to this dimension being directly linked to the adoption of technologies of Industry 4.0.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5342
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