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Título: Modelagem atômica: o elo entre experimentação e simulações virtuais no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Atomic modeling: the link between experimentation and virtual simulations in the chemistry teaching process
Autor(es): Veltrone, Leonardo Alexandre
Orientador(es): Cursino, Ana Cristina Trindade
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Chama (Combustão)
Química - Experiências
Problem-based learning
Flame
Química - Experiências
Data do documento: 22-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VELTRONE, Leonardo Alexandre. O elo entre experimentação e simulações virtuais no ensino de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Na educação básica, a apresentação dos modelos atômicos, segue, muitas vezes, uma ordem cronológica e não problematizada pelo professor. Dessa forma, não fica claro até que momento é possível ou não trabalhar com um determinado modelo e quais as necessidades científicas que levam à elaboração de um modelo mais aprimorado. Baseando nisso, o presente trabalho teve como proposta educacional a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD): Intitulada “Experimentações e simulações, o caso da combustão”. Como eixo central foi trabalhado as representações que os estudantes assimilam sobre o Fogo (macroscópica, submicroscópica e simbólica) na qual a contextualização dos modelos atômicos está em interação a conceitos químicos, como: reações químicas, fórmulas químicas, balanceamento de equações e transições eletrônicas, por meio de atividades experimentais e simulações virtuais. Após aplicação SD, notou-se que os estudantes interagiram nas aulas experimentais e os relatos feitos por eles mostram como associaram determinados fenômenos químicos no campo das representações a nível simbólico das experiências no cotidiano. Muitos questionamentos apresentados pelos estudantes revelam que associaram o nível simbólico aos fenômenos macroscópicos, sendo que muitas concepções trazidas por eles fazem sentido dentro da proposta de estudo das combustões. Pressupõe-se que os estudantes entenderam a importância da modelagem atômica adequada ao conceito e teoria de combustão e a variedade de conteúdos químicos abordados. As simulações virtuais permitiram criar ambientes que ampliaram as possibilidades de interação e representação aos níveis do conhecimento, permitindo aos estudantes a capacidade de modelagem a nível atômico, aproximando ao nível submicroscópico, pela visualização e interatividade dos modelos.
Abstract: In high school, the teachers explain about atomic models often follows a chronological order and they do not relate atomic models with other chemical concepts. Due to this, it is not clear how far you can work with a particular model and when it needs to be replaced to improved atomic model. Based on this, the present work is an educational proposal to elaborate and apply a Didactic Sequence (SD): Experiments and Simulations, The Case of Combustion. It was worked the representations that students assimilated about Fire (macroscopic, submicroscopic and symbolic) with concepts about atomic models in interaction with other chemical concepts, such as: chemical reactions, chemical formulas, equation balancing and electronic transitions. To developed this, it was using, experiments and virtual simulations. After SD application it was noted better interaction of the students in the experimental classes and they associated the symbolic level (chemical phenomena) with macroscopic representations. Many questions presented by students reveal that they associate this symbolic level with macroscopic representations, and many conceptions brought by them make sense within the proposal of combustion study. It assumes that students were an effective learning of atomic modeling when it was approached with combustion theory and other chemical concept. Virtual simulations allowed the creation of environments that expanded the possibilities of interaction and representation, allowing students the ability to understand the atomic level, approaching the submicroscopic representational level, through the visualization and in interactivity of the models.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5413
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

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