Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/542
Título: A importância das exportações para o desenvolvimento local da fronteira noroeste do Rio Grande do Sul e do extremo-oeste de Santa Catarina: um estudo de caso
Autor(es): Zucatto, Luis Carlos
Ferasso, Marcos
Evangelista, Mário Luiz Santos
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Agroindústria
Exportação
Economic development
Agricultural industries
Exports
Data do documento: 2008
Câmpus: Curitiba
Citação: EVANGELISTA, Mário Luiz Santos. A importância das exportações para o desenvolvimento local da fronteira noroeste do Rio Grande do Sul e do extremo-oeste de Santa Catarina: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 11., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2008/artigos/E2008_T00341_PCN48628.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar as exportações do noroeste gaúcho e extremo-oeste catarinense, investigando qual é sua importância para o desenvolvimento local. Apoiado na análise de conteúdo da documentação temática, o estudo revelou que os exportadores locais não figuram entre os principais exportadores catarinenses, porém no caso gaúcho duas empresas se evidenciam. As principais exportações locais concentram-se no setor moveleiro (46,85% do total). No Noroeste gaúcho o agronegócio é preponderante, principalmente no setor “antes da porteira” com uma indústria metal-mecânica muito forte, representando 62,89% da economia regional, seguida pela agroindústria de extração de óleo vegetal com 13,95%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/542
ISSN: 1518-6539
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMPOI_Ferasso, Marcos_2008.pdf
  Acesso Restrito
202,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.