Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Ramiro Batista da-
dc.date.accessioned2014-02-28T15:27:13Z-
dc.date.available2014-02-28T15:27:13Z-
dc.date.issued2013-08-26-
dc.identifier.citationLUZ, Ramiro Batista da. A influência do dojo de programação no ensino de práticas ágeis. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/735-
dc.description.abstractCoding Dojo is a dynamic and collaborative activity inspired by martial arts where you can practice programming, especially techniques related to agile methods. The existing teaching methods treat all students the same way. Each person has a story, experiences, skills, knowledge. Rarely the particularities of each individual are respected. The purpose of this research is to verify the influence of the Coding Dojo in teaching agile practices. The Coding Dojo offers the required resources to academic teaching computer programming? To answer the question surveys were conducted with novice and active participants of Coding Dojo, also spontaneous participants in groups of Coding Dojo and students who attended compulsorily in a Coding Dojo during a class of a regular discipline of one specialization course in Federal Technological University of Paraná. Interviews were conducted with experts organizers of meetings of Coding Dojo. Strengths, such as student participation and weaknesses, as not being a suitable practice for presenting theoretical contents were considered. The obtained results suggest that the activity can be used complementary in computer programming disciplines to increase student participation and allow the teacher to know the difficulties and facilities of each student individually.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProgramação eXtremept_BR
dc.subjectDesenvolvimento ágil de softwarept_BR
dc.subjectTutoria entre pares estudantespt_BR
dc.subjectSistemas de computação interativospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectEXtreme programmingpt_BR
dc.subjectAgile software developmentpt_BR
dc.subjectPeer-group tutoring of studentspt_BR
dc.subjectInteractive computer systemspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleA influência do dojo de programação no ensino de práticas ágeispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDojo de Programação é uma atividade dinâmica e colaborativa inspirada em artes marciais onde é possível praticar programação, especialmente técnicas relacionadas a métodos ágeis. Os métodos de ensino atuais tratam todos os alunos da mesma forma. Cada pessoa tem uma história, experiências, habilidades, conhecimentos. Raramente as particularidades de cada indivíduo são respeitadas. Buscamos verificar qual a influência do Dojo de Programação como atividade de ensino a fim de promover a interação entre os alunos. O Dojo de Programação oferece os recursos necessários para ensino acadêmico de programação de computadores? Para responder a questão foram realizados questionários com leigos e participantes ativos de Dojo de Programação, participantes espontâneos de grupos de Dojo de Programação e participantes compulsórios de alunos que participaram de Dojo de Programação em aula de disciplina regular de especialização na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram realizadas entrevistas com especialistas organizadores de encontros de Dojo de Programação. Pontos positivos, como a participação dos alunos e negativos, como o fato de não ser uma atividade adequada para apresentação de assuntos teóricos, foram ponderados. Os resultados obtidos sugerem que a atividade pode ser utilizada de forma complementar em disciplinas de programação de computadores a fim de aumentar a participação dos alunos e permitir ao professor conhecer as dificuldades e facilidades de cada aluno individualmente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra-
dc.contributor.advisor-co1Noronha, Robinson Vida-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_M_Luz, Ramiro Batista da_2013.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.