Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/77
Título: Organização da produção científica em repositórios institucionais: um parâmetro para a UTFPR
Autor(es): Torino, Lígia Patrícia
Orientador(es): Cervantes, Brígida Maria Nogueira
Palavras-chave: Repositórios institucionais
Gestão da informação
Organização da informação
Institutional repositories
Management of information
Information organization
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Câmpus: Campo Mourao
Citação: TORINO, Lígia Patrícia. Organização da produção científica em repositórios institucionais: um parâmetro para a UTFPR. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Londrina, 2010.
Resumo: Analisa os elementos de organização da informação presentes em repositórios de instituições acadêmicas, com o intuito de subsidiar a implantação desta ferramenta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Apresenta como objetivo geral propor uma estrutura de organização da informação em repositórios institucionais como um parâmetro para a UTFPR e como objetivos específicos: identificar nos diretórios OpenDoar e Roar os repositórios de instituições de ensino superior; analisar as estruturas de organização da informação existentes; compará-las e selecionar as estruturas mais adequadas à UTFPR. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo, com enfoque na análise qualitativa. A etapa de análise e apresentação dos resultados enfatiza os elementos necessários para auxiliar a elaboração de uma estrutura de organização da informação para repositórios institucionais, contemplando as necessidades que abrangem a elaboração da política de informação, a definição de padrões de metadados e a interoperabilidade humana e semântica. Os repositórios analisados cumprem com os objetivos a que se destinam e apresentam uma estrutura de organização sistematizada levando em consideração tanto a instituição que representam quanto a facilidade de acesso às informações depositadas. Concluiu-se que implementar um repositório vai além da instalação de um software e seu “povoamento”, pressupõe compartilhamento e integração das equipes de trabalho e deve ser responsabilidade de toda a instituição, não apenas de um segmento. A possibilidade de aliar questões teóricas à realidade profissional neste estudo foi um fator positivo, sobretudo pela possibilidade de transformar o meio onde a pesquisadora encontra-se inserida, colaborando com a gestão da informação institucional. Partindo dos resultados obtidos, foi possível propor uma estrutura de organização da informação para o repositório da UTFPR.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/77
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UEL_PPGGI_M_Torino, Ligia Patricia_2010.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.