Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leandro Cesar Moreira-
dc.date.accessioned2014-04-25T16:18:04Z-
dc.date.available2014-04-25T16:18:04Z-
dc.date.issued2012-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Cesar Moreira. O mercador de inovações: a importância da comunicação e das competências nos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Paraná. 2012. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/805-
dc.description.abstractIdentify the importance of communication in the actions of Technological Innovation Nucleus (TIN) of Paraná through the formation of a merchant innovations, had become the subject of investigation and research at this masters thesis. Analysing innovation and technological development, the research takes into account the scenario of incentive politics for brazilian technological development, concepts of innovation, communication skills and qualification. All using NITs, from Paraná state, as the source of analysis and data collection. A literature review of Linear Innovation models, Tripla Helix and Opened Innovation, can guide the studies, allowing the visualization of actors and important paths for a technological and innovative upgrowth. The collective and individual skills, especially those related to communication, are stated as critical to the existence of the relationship between the different cores of society. In this work, stands out the University, Business Company and the Government relationships. From the research field applied to NITs Paraná and over the direct and indirect data collection from the Ministry of Science, Technology and Innovation (MCTI), it was possible to construct a material analysis of the technological brazilian development, in addition to actions and results from innovation nuclei. This was accomplished with the "Information Form for the Intellectual Property Policy of Scientific and Technological Institutions of Brazil” (FORMICT, in portuguese). Through the analysis of innovation concepts it was visualized the existence of interaction between the different actors involved in the process of technological development. The research has demonstrated uniqueness in the nuclei responsible for generating innovation and technology in Brazil. Furthermore, it was proved the necessity and importance of communication of those directly involved in the factors related to innovation and technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleO mercador de inovações: a importância da comunicação e das competências nos Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoIdentificar a importância da comunicação nas ações dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Paraná, por meio da formação de um mercador de inovações, tornou-se objeto de investigação e pesquisa da presente dissertação de mestrado. Fazendo levantamento da inovação e do desenvolvimento tecnológico, a pesquisa toma como base de estudo o cenário das políticas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, conceitos de inovação de comunicação e de competência e tem como universo de análise e coleta de dados, os Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Paraná. Uma pesquisa bibliográfica dos modelos de inovação linear, tripla hélice e inovação aberta direcionaram os estudos e permitiram a identificação dos atores e meios importantes para o desenvolvimento tecnológico e inovador. As competências coletivas e individuais, em especial relacionadas à comunicação, são demonstradas importantes para a existência da relação entre os diferentes eixos da sociedade. Nesse trabalho, destaca-se a relação Universidade, Empresa e Governo. A partir da pesquisa de campo feita nos NITs paranaenses com coleta de dados diretos e indiretos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi possível construir um material de análise das relações brasileiras de desenvolvimento tecnológico, além das ações e resultados dos núcleos de inovação. A coleta foi feita com o uso do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil (FORMICT). Mediante análise dos conceitos de inovação visualizou-se a existência de interação entre os diferentes atores envolvidos no processo de desenvolvimento tecnológico. A pesquisa demonstrou a singularidade existente nos núcleos responsáveis pela geração de inovação e tecnologia no Brasil. Além disso, comprovou-se a necessidade e a importância da comunicação na interação dos envolvidos em fatores relacionados à inovação e à tecnologia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Santos, Leandro Cesar Moreira_2012.pdf6,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.