Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/824
Título: Percepções de sustentabilidade no cotidiano profissional do designer de interiores
Autor(es): Lopes, Giselle Kossatz
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Designers
Marketing de relacionamento
Desenho (Projetos) - Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Processo decisório
Percepção
Tecnologia
Relationship marketing
Design - Environmental aspects
Sustainable development
Decision making
Perception
Technology
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Giselle Kossatz. Percepções de sustentabilidade no cotidiano profissional do designer de interiores. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esta dissertação trata das relações cliente-projeto-profissional que se estabelecem entre as questões de sustentabilidade e as ações projetais de design de interiores. Partiu-se da hipótese de que pode haver descartabilidade de material em função de projetos que não atendem, de fato, os interesses dos clientes. Acredita-se que tanto o profissional quanto o cliente possuem projetos mentais pré-definidos (latentes) e é no momento de expô-los um ao outro que as decisões podem tender para o sucesso ou não, para a durabilidade ou o descarte. Para estudar o tema, foi usado o instrumento metodológico questionário, a fim de levantar as percepções dos profissionais da área sobre as relações cliente-projeto-profissional. O objetivo do trabalho foi averiguar a compreensão da importância da duração dos projetos de ambientes nas decisões de descarte, reaproveitamento e sustentabilidade. Concluiu-se que as relações cliente-projeto-profissional são relevantes para a tomada de decisões quanto à sustentabilidade dos ambientes. Um projeto que satisfaz o cliente tende a ser mais durável na medida em que ele cumpre as prerrogativas de funcionalidade, estética e tipos de materiais. Todavia reconhece-se que há produtos oferecidos no mercado para negociação que ainda não atendem às questões de sustentabilidade e reduzem as opções de escolha fundamentadas na responsabilidade socioambiental.
Abstract: This dissertation deals with the client-project-professional relationship, established between sustainability issues and interior design actions. We started from the hypothesis that there may be disposability of material due to projects that do not meet, in fact, the interests of customers. It is believed that both, the professional and the client, have latent predefined mental designs and when the time to expose them to each other arrives is when the decisions may tend to succeed or not , to show durability or disposal. To study the question, we used a questionnaire as a methodological tool in order to raise the perceptions of client - project - professional relationship. The objective of this study was to evaluate the understanding of the importance of the duration of the project relating to decisions regarding disposal, recycling and sustainability. It was concluded that the client - project - professional relationship is relevant for making decisions about the sustainability of the environment. A design that meets the customer needs tends to be more durable once it fulfills the prerogatives of functionality, aesthetics and materials. However it is recognized that the market still lacks in products that meet the sustainability issues, therefore reducing the options of choice based on environmental responsibility.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/824
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Lopes, Giselle Kossatz_2014.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.