Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZampoli, Anderson Weslley da Silva
dc.creatorAbib, Bruno Miguel
dc.creatorDaquila, Felipe Moreira
dc.date.accessioned2020-11-12T17:12:46Z-
dc.date.available2020-11-12T17:12:46Z-
dc.date.issued2015-07-21
dc.identifier.citationZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10091-
dc.description.abstractThis monograph presents an analysis of power hybrid electric bus consumption in the city of Curitiba on line 203 of URBS. It was calculated the energy consumption and compared to existing bus technologies in the market as the electric and the combustion. Buses PHEV were studied (their different configurations and operation) and BRT (its implementation and feature) on line 203 of the URBS, Santa Candida – Capão Raso. Studies on electric vehicle technologies and the public transport system operation model allowed to establish a model of the driving cycle. Actual data of the line operation and of a bus were applied to calculate the energy demand associated with the operation and the type of bus through a model. Therefore, it was compared the results found for the total route energy using engines of efficiency parameters of a completely electric bus, a hybrid and combustion. In general, the results of this study indicate that a plug-in hybrid vehicle has higher potential beneficial power consumption than a combustion vehicle, and it has greater flexibility implantation than a fully electric.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTrolebuspt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectTrolley busespt_BR
dc.subjectElectric motorspt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleAnálise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBSpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Marcelo de Oliveira
dc.contributor.referee1Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.referee2Rosa, Marcelo de Oliveira
dc.contributor.referee3.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2015_2_02.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.