Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10216
Título: Otimização do balanceamento de uma linha de solda/usinagem de tubos com o auxílio de um modelo matemático e simulação computacional
Autor(es): Nauiack, Luiz Rodrigo Murara
Watanabe, Willian Hitoshi
Orientador(es): Magatão, Leandro
Palavras-chave: Usinagem
Balanceamento de linha de montagem
Solda e soldagem
Métodos de simulação
Machining
Assembly-line balancing
Solder and soldering
Simulation methods
Data do documento: 17-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NAUIACK, Luiz Rodrigo Murara; WATANABE, Willian Hitoshi. Otimização do balanceamento de uma linha de solda/usinagem de tubos com o auxílio de um modelo matemático e simulação computacional. 2013. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente projeto de pesquisa teve como principal objetivo o estudo da otimização do balanceamento da linha de solda e usinagem de tubos de uma empresa de usinagem cuja planta encontra-se em Araucária-PR. Para o estudo de otimização foi utilizado um modelo matemático, o qual permitiu o balanceamento de tarefas e operadores nas estações de trabalho. Após a análise dos resultados obtidos com o modelamento, a linha foi simulada computacionalmente utilizando o software Siemens Plant Simulation® para verificar os resultados obtidos. A validação final foi feita com a implantação do novo trabalho padronizado obtido através dos estudos diretamente na célula de produção. O projeto foi proposto a partir de uma alteração de layout da linha de solda/usinagem, a qual possibilitou um rearranjo da divisão de trabalho dos operadores. Buscou-se com o trabalho proposto a obtenção de uma proposta ótima de balanceamento, que se diferencia das simulações e análises hoje desenvolvidas em planilhas e baseadas na experiência dos técnicos envolvidos. Os resultados apresentaram uma proposta de balanceamento de tarefas utilizando 8 operadores por turno, um a menos do que o anteriormente necessário. A nova proposta foi implantada na linha e o comparativo final mostra que a capacidade da linha não foi afetada com a redistribuição da carga de trabalho. A planta brasileira é pioneira no conceito de modelagem de linhas dentro da corporação e, com o resultado aqui apresentado, o projeto poderá ser levado a diante para as demais linhas, servindo de exemplo para as demais plantas da companhia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10216
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_09.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.