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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Hillebrand, Marcos Vinícius Jacometo | |
dc.creator | Dockhorn, Maurício Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:25:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-27 | |
dc.identifier.citation | HILLEBRAND, Marcos Vinícius Jacometo; DOCKHORN, Maurício Ricardo. Proposta de melhorias em uma linha de montagem de uma indústria automotiva através do mapeamento do fluxo de valor. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10256 | - |
dc.description.abstract | To become more competitive, industries are using varied process optimization tools. When it comes to the automotive industry, the competitive edge is even stronger, with customers requiring products with availability, quality and low cost. In this context, the lean manufacturing tools are the best option for these industries to improve its processes. However, is still a challenge for the companies to organize and implement these tools. Therefore, to support strategic management of the improvements and to base decisions, the value stream mapping shows itself very effective. This paper aims to apply the value stream mapping on a bus assembly line in a heavy duty vehicles industry, located in Curitiba-PR. The methodology was used to identify improvement ideas, through current state mapping, and for a future state proposal, based on lean manufacturing tools. The results were the improvement of 1% in global aggregated value and reduction of 10 minutes on lead-time, which represents a gain of productivity of approximately R$ 330.000,00 per week. Also, with the adequation of the assembly line and the redistribution of operations, was obtained a reduction of approximately R$ 120.000,00 annually. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Métodos de linha de montagem | pt_BR |
dc.subject | Planejamento empresarial | pt_BR |
dc.subject | Controle de produção | pt_BR |
dc.subject | Indústrias - Controle de produção | pt_BR |
dc.subject | Assembly-line methods | pt_BR |
dc.subject | Business planning | pt_BR |
dc.subject | Production control | pt_BR |
dc.subject | Industries - Production control | pt_BR |
dc.title | Proposta de melhorias em uma linha de montagem de uma indústria automotiva através do mapeamento do fluxo de valor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para manter a competitividade no mercado, as indústrias vêm utilizando diversas ferramentas de otimização de produção. Especificamente, a indústria automotiva se apresenta cada vez mais competitiva, e o mercado exige produtos com disponibilidade imediata, qualidade total e custo baixo. Neste contexto, os conceitos de manufatura enxuta se tornaram a melhor opção dessas indústrias para melhoria de seus processos. No entanto, para muitas empresas, ainda é um desafio a organização e implementação dessas ferramentas. Assim, para auxiliar a gestão estratégica das melhorias e embasar as decisões, a ferramenta de mapeamento do fluxo de valor mostra-se extremamente efetiva. O presente trabalho tem como objetivo o mapeamento do fluxo de valor de uma linha de montagem de ônibus, em uma montadora de veículos pesados da cidade de Curitiba - PR. A metodologia foi utilizada para prospecção de ideias de melhoria, através do mapeamento do estado atual, e para proposta de um estado futuro, com o auxílio das ferramentas de manufatura enxuta. Conseguiu-se um aumento de 1% de agregação de valor global da linha e uma diminuição de aproximadamente 10 minutos no lead-time, o que representa um ganho de produtividade de aproximadamente R$ 330.000,00 semanais. Além disso, com a adequação da linha e redistribuição das operações, obteve-se uma redução de aproximadamente R$ 120.000,00 anuais para a empresa. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reaes, Paulo Antonio | |
dc.contributor.referee1 | Reaes, Paulo Antonio | |
dc.contributor.referee2 | Verussa Junior, Osvaldo | |
dc.contributor.referee3 | Weller, Tiago Rodrigues | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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