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Título: Projeto de um equipamento para ensaio acelerado de desgaste em engrenagens
Título(s) alternativo(s): Design of an Equipment for Accelerated Tests of Wear in Gears
Autor(es): Bedin Junior, Dilvo
Javorski, Gustavo Vinicius
Orientador(es): Silva, Carlos Henrique da
Palavras-chave: Engrenagens - Projetos
Engenharia de produção
Projeto de produto
Gearing - Design
Production engineering
Product design
Data do documento: 9-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BEDIN JUNIOR, Dilvo; JAVORSKI, Gustavo Vinicius. Projeto de um equipamento para ensaio acelerado de desgaste em engrenagens. 2013. 223 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Os estudos sobre danos em dentes de engrenagens são de suma importância na engenharia. Tais danos servem como base para linhas de pesquisas dentro da engenharia de materiais, as quais envolvem a determinação e caracterização de materiais para aplicações mecânicas específicas. O objetivo deste trabalho foi projetar um equipamento compacto capaz de realizar ensaios acelerados de desgaste em engrenagens, caracterizando, por meio das tensões de Hertz, na ocorrência de fenômenos como a crateração (pitting) e o lascamento (spalling), principalmente. O conceito do equipamento em questão escolhido foi definido através de Benchmarking, exigências do cliente e características adicionadas ao projeto que possam diferenciar o produto. Neste projeto são consideradas principalmente as capacidades de ajustar a rotação de trabalho e aplicar cargas de torção elevadas nos eixos. Por meio deste, será possível a realização de ensaios e análises de desgaste em engrenagens de variados materiais e de diferentes diâmetros em um curto período de tempo. Na primeira etapa do trabalho foram entendidos, por meio de uma revisão bibliográfica, os conceitos de geometria, danos em engrenagens e tensões de contato, assim como uma comparação de produtos existentes no mercado e uma abordagem geral da metodologia utilizada neste trabalho. Por fim, temos a definição do conceito a ser projetado e então a criação do projeto completo de um equipamento com desenhos de fabricação e especificações necessárias para a sua fabricação. Esta monografia visa ser contributiva na formação dos alunos de Engenharia Industrial Mecânica e contribuir também com os avanços dos estudos do Laboratório de Superfícies e Contato (LASC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Abstract: The contact fatigue studies in gear teeth are of paramount importance in the engineering environment. Such damages are the basis for research lines within materials engineering, which involves the determination and characterization of materials for specific mechanical applications. The objective of this thesis was to design a compact equipment able to perform accelerated wear tests in gears, featuring through the tensions of Hertz, the occurrence of the pitting and spalling phenomena, mainly. The concept of this equipment is based on customer demands, benchmarking of current products and other features added to the projetct that may differentiate the product. This project will take into account the capabilities to adjust the working rotation and applying high torsional loads on the axles. Through this, it will be possible to perform testing and wear analysis in gears of different materials and different diameters in a short period of time. In the first stage of this monograph was understood by means of a literature review, the concepts of geometry, damages to gears and contact stresses, as well as a comparison between current products on the market and a general approach to the methodology used in this thesis. Finally, we have the definition of the concept to be designed and then the creation of a complete project with manufacturing drawings and specifications required for its production. This monograph aims to be contributory in the formation of the Industrial Mechanical Engineering students and also contribute to the progress of the studies performed in the Laboratory for Surfaces and Contact (LASC) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10344
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