Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10345
Título: Avaliação das necessidades dos clientes sob o aspecto operacional de pulverizadores do tipo acoplado de barras
Autor(es): Urio, Mateus Roberto
Orientador(es): Vrubel, Alfredo
Palavras-chave: Produtividade agrícola
Benchmarking (Administração)
Projeto de produto
Agricultural productivity
Benchmarking (Management)
Product design
Data do documento: 21-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: URIO, Mateus Roberto. Avaliação das necessidades dos clientes sob o aspecto operacional de pulverizadores do tipo acoplado de barras. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: A demanda cada vez maior de alimentos no mundo faz com que sejam necessários mecanismos que permitam obter o maior aproveitamento das culturas presentes nas propriedades rurais. Atualmente, a empresa Montana Agriculture, fabricante de Pulverizadores Agrícolas, máquinas destinadas a aumentar a produtividade das lavouras, encontra dificuldades em ampliar mercado na linha de produtos de Pulverizadores Acoplados de Barras Manual (PABM). O trabalho apresenta um estudo do projeto de PABM de 12 metros, modelo SLC 600, e suas características operacionais de campo. Primeiramente, foi realizada uma análise de mercado, a fim de verificar a viabilidade da avaliação do projeto relativa às oportunidades do setor agrícola. No decorrer do trabalho são aplicadas ferramentas de projeto, tais como o benchmarking e o diagrama de Kano. Ferramentas de aquisição de informações como aplicação de questionário, levantamento de perfil de usuário e caracterização técnica do produto complementaram o estudo. A utilização dos PABM nas culturas de hortaliças, a qual se mostra muito mais exigente que a aplicação do equipamento em culturas de grãos, ficou evidenciada no trabalho. Ao final, após sistematizar todas as informações através de modelo iconográfico, apresentam-se propostas de re-projeto do produto e mudanças na abordagem da empresa junto ao cliente final.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10345
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2011-2_12.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.