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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10350
Título: | Análise numérica do escoamento turbulento em tubos corrugados |
Autor(es): | Salvador, Gabriel Tunoda |
Orientador(es): | Morales, Rigoberto Eleazar Melgarejo |
Palavras-chave: | Tubos - Dinâmica dos fluidos Escoamento Método dos elementos finitos Tubes - Fluid dynamics Runoff Finite element method |
Data do documento: | 16-Set-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SALVADOR, Gabriel Tunoda. Análise numérica do escoamento turbulento em tubos corrugados. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Tubos corrugados estão presentes em diversas aplicações da engenharia. Dentre suas principais propriedades, eles se destacam por melhorarem consideravelmente a troca de calor e também por proporcionar a flexibilidade de tubulações. São caracterizados por cavidades distribuídas na superfície, que provocam mudanças no padrão do escoamento na tubulação. Neste cenário, no presente trabalho é estudado numericamente o escoamento monofásico, newtoniano e turbulento em tubos corrugados. É dada ênfase na análise da influência do tipo de rugosidade no comportamento do escoamento. O escoamento é modelado utilizando as equações de conservação da massa e balanço da quantidade de movimento. A turbulência gerada pelo escoamento será modelada utilizando o modelo de turbulência de duas equações SST (Shear Stress Transport). O sistema de equações resultantes será discretizado utilizando o método dos volumes finitos baseados em elementos (MVFBE) e resolvido utilizando o programa comercial ANSYS CFX 13.0. O estudo é realizado para escoamentos em tubos com corrugados de diferentes geometrias e dimensões e números de Reynolds variando de 5000 a 100000. A partir dos resultados obtidos é analisada a influência do tipo de corrugado no padrão do escoamento próximo à parede do tuto, do fator de atrito, tensão de cisalhamento, energia cinética turbulenta e pressão. A metodologia utilizada foi comparada contra dados existentes na literatura, apresentando uma boa concordância. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10350 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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