Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10354
Título: Otimização da programação de produção em uma indústria de embalagens
Autor(es): Albuquerque, Bruno Tourinho de Britez e
Lemgruber, Eduardo de Souza Pinto
Orientador(es): Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
Palavras-chave: Métodos de linha de montagem
Embalagens - Indústria
Programação linear
Assembly-line methods
Package goods industry
Linear programming
Data do documento: 18-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALBUQUERQUE, Bruno Tourinho de Britez e; LEMGRUBER, Eduardo de Souza Pinto. Otimização da programação de produção em uma indústria de embalagens. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A proposta deste trabalho é realizar uma melhoria no modo de sequenciamento de produção de uma empresa de embalagens localizada na região metropolitana de Curitiba. Nesta fábrica são feitos oito modelos de embalagens, que diferem entre si pelo modo de fabricação, matéria prima utilizada e aplicação. O motivo da escolha dessa empresa de embalagens é que o mercado de embalagens brasileiro está em ligeira expansão e torna-se cada vez mais competitivo, forçando assim, as empresas a melhorarem continuamente seus processos internos. A falta de uma metodologia nesta empresa, que possibilite uma otimização do sequenciamento da produção das embalagens, faz com que esta sofra com elevados tempos de setup e também no atendimento correto dos prazos de entrega solicitados. O não aproveitamento das características similares dos produtos que poderiam ser fabricados em sequência, reduzem o tempo disponível de máquina e a produtividade. Para que esse problema fosse resolvido foi necessária a coleta dos dados no cenário atual, proposta uma abordagem de programação por modelo matemático e, por final, a verificação da eficácia da abordagem proposta. Fatores como demanda, capacidade e mix de produção foram importantes para o desenvolvimento da abordagem proposta. Comprovou-se que a metodologia proposta auxilia a programação (sequenciamento) da produção, reduzindo o tempo de máquina parada, aumento da produtividade e atendimento dos prazos de entrega corretamente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10354
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_13.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.