Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390
Título: Desenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S
Autor(es): Nowakowski, Heitor de Azevedo
Kengo, Victor Yugo
Orientador(es): Estorilio, Carla Cristina Amodio
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Produção enxuta
Métodos de simulação
Projeto de produto
Engenharia mecânica
Total quality management
Lean manufacturing
Simulation methods
Product design
Mechanical engineering
Data do documento: 17-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOWAKOWSKI, Heitor de Azevedo; KENGO, Victor Yugo. Desenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A crescente busca por redução de custo leva as empresas à implementação de recursos no ambiente fabril. Um dos métodos que promete melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza, identificação e utilização é o método “5S”. Porém,ainda que o treinamento pareça simples, a manutenção de uma mudança organizacional ainda é um desafio. Para contribuir nesse sentido, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de simulação para o ensino prático do método 5S, visando contribuir com a sua implantação nas organizações industriais. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas a respeito do método 5S e sobre metodologias de desenvolvimento de jogos de simulação, visando identificar uma metodologia adequada para o desenvolvimento do jogo pretendido. A metodologia adotada para este trabalho é um agregado da Metodologia de Projeto de Pahl et al. (2007) e a Metodologia de design de jogo de simulação para treinamento de Rocha e Araujo (2013). A metodologia se divide em seis partes, sendo elas: Esclarecimento da tarefa; Projeto conceitual; Plano de treinamento; Implementação; Integração e teste; e Avaliação dos resultados. Como resultado, desenvolveu-se o projeto de um jogo para treinamento do método 5S, dividido em duas rodadas com o tempo sendo cronometrado: na primeira, os participantes recebem uma maleta desorganizada para realizar a montagem de um carrinho; após montagem, os aplicadores apresentam o método 5S e os participantes fazem a organização das maletas para fixar os conceitos ensinados; na segunda rodada, os mesmos participantes repetem a montagem com a maleta organizada. Após 3 testes com 4 participantes em cada, obteve-se uma redução de tempo média de 44,8% entre a primeira e a segunda rodada.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_40.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.