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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pereira, Ayan Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:35:20Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:35:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-14 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ayan Martins. Fabricação e estudo de um motor Stirling tipo gama. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10398 | - |
dc.description.abstract | The Energy supplies are increasingly scarce and, therefore, looking for alternative methods for electricity generating. there view of the growing demand for new sources of energy generation and depletion of fossil energy resources. Stirling engines are an alternative to this possible problem worldwide because they can use existing energy sources such as solar or geothermal energy. In this context is lowpolluting, emits no exhaust gases and because harnesses renewable energy as a way to fuel. The objective of this work is the manufacture and the engine running study for a Stirling type gamma. A study of the Stirling cycle is performed according to Schmidt's theorem to obtain the dimensions of the components and the output power. Lastly is performed to manufacture and test the operation with the collection of experimental data such as temperature, speed, power depending on the temperature and phase angle. Despite the limitations of the theorem, considering the gas as ideal, the Schmidt analysis was adequate for the design and operation of the mechanical design. The mechanical design using manufacturing techniques, together with the operation study enhance understanding and facilitate further studies of Stirling engines. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Motores | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos eletromecânicos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica Motors | pt_BR |
dc.subject | Motors | pt_BR |
dc.subject | Electric power | pt_BR |
dc.subject | Electromechanical devices | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Fabricação e estudo de um motor Stirling tipo gama | pt_BR |
dc.title.alternative | Fabrication and stufy of a strling tipo gama | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | s fontes de energia são cada vez mais escassas e, por isso, procura-se por métodos alternativos para geração de energia elétrica. Tendo em vista a crescente demanda por novas fontes de geração de energia e o esgotamento das riquezas energéticas fósseis, os motores Stirling se mostram como uma alternativa para este possível problema mundial, pois podem utilizar fontes de energia já existentes, como a energia solar ou a geotérmica. Neste contexto é pouco poluente, não emite gases de exaustão e porquanto aproveita a energia renovável como forma de combustível. O objetivo deste trabalho é a fabricação e o estudo do funcionamento de um motor Stirling tipo gama. É realizado um estudo do ciclo Stirling segundo teorema de Schmidt para se obter as dimensões dos componentes e a potência de saída. Por último é realizada a fabricação e testes de funcionamento juntamente com a coleta de dados experimentais, tais como, temperaturas, velocidade, potência em função da temperatura e o ângulo de fase. Apesar das limitações do teorema de Schimidt, pois considera o gás sendo ideal e por considerar a compressão e a expansão como processos isotérmicos, a análise de Schimidt mostrou-se adequada para o dimensionamento e o funcionamento do motor. O projeto mecânico fabricado utilizando técnicas de produção, juntamente com o estudo de funcionamento, reforçará na compreensão e facilitará novos estudos dos motores Stirling. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hioki, Daniel | |
dc.contributor.advisor-co1 | Alegre, José Antônio Andrés Velásquez | |
dc.contributor.referee1 | Hioki, Daniel | |
dc.contributor.referee2 | Alegre, José Antônio Andrés Velásquez | |
dc.contributor.referee3 | Rossi, Luciano Fernando dos Santos | |
dc.contributor.referee4 | Salamon, Celso | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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