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Título: Balanceamento de pontos de solda em uma linha final de carroceria de uma fábrica de veículos de passeio
Título(s) alternativo(s): Spot welding balancing in a final body line of passanger vehicles
Autor(es): Molina, Rafael Gobbi
Orientador(es): Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
Palavras-chave: Balanceamento de linha de montagem
Solda e soldagem
Simulação (Computadores)
Indústria automobilística
Robôs
Engenharia mecânica
Assembly-line balancing
Solder and soldering
Computer simulation
Automobile industry and trade
Robots
Mechanical engineering
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOLINA, Rafael Gobbi. Balanceamento de pontos de solda em uma linha final de carroceria de uma fábrica de veículos de passeio. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A indústria automotiva esta entre os setores indústrias mais competitivos do mundo. Portanto, toda a melhora de eficiência em sua metodologia de produção é importante. Neste projeto é apresentada uma proposta para o balanceamento de pontos de solda em uma linha robotizada final do setor de carroceria em indústria automotiva, localizada na região metropolitana de Curitiba. No setor analisado são fabricados três veículos de passeio, cada um com uma quantidade significativa de pontos de solda, distribuídos entre quarenta e quatro robôs de acordo com restrições de acessibilidade individuais. Foi utilizado um modelo matemático, desenvolvido no software IBM ILOG CPLEX ® , que e capaz de considerar os tempos de movimentação dos robôs e restrições de ocupação. Foram realizadas simulações e validações das respostas do modelo, com auxílio do software Siemens RobCad ® e uma melhora de ao menos 16% na eficiência, na linha robotizada, foi alcançada.
Abstract: The automotive industry is among the most competitive sectors in the world. A research project of a robotic line balancing problem of welding points is presented. The problem is located at the body-in-white final line of a car manufacturer at the metropolitan region of Curitiba. At the analyzed plant, three different cars are manufactured, each with a significant amount of welding points. Forty four robots are present at the studied line to tackle individual accessibility restrictions. A Mathematical Programming model - which considers robot processing times and assignment restrictions - is used. The model is solved via IBM ILOG CPLEX ® software. Aided by Siemens RobCad ® software, solutions presented by the Mathematical Programming model were simulated and validated. At least 16% of improvement, on the robotic line, was achieved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10427
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