Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10455
Título: Implementação de sistema kanban no estoque de matéria-prima de uma linha de extrusão de limpador de parabrisa
Autor(es): Morales, Caio Vinícius Garcia
Coimbra, Matheus Matsumoto
Orientador(es): Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da
Palavras-chave: Controle de estoque
Just-in-time
Logística empresarial
Produção enxuta
Engenharia mecânica
Inventory control
Just-in-time systems
Business logistics
Lean manufacturing
Mechanical engineering
Data do documento: 12-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORALES, Caio Vinícius Garcia; COIMBRA, Matheus Matsumoto. Implementação de sistema kanban no estoque de matéria-prima de uma linha de extrusão de limpador de parabrisa. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O gerenciamento adequado dos estoques de uma empresa é um dos meios de redução de custos de produção que mais gera dificuldade para se alcançar resultados apropriados, devido à dependência de uma quantidade de variáveis que não estão no controle da empresa (por exemplo, tempo de entrega de matéria-prima por um fornecedor). Assim, utilizando dados de uma empresa de limpadores de para-brisas, buscou-se um método de melhorar esse gerenciamento de forma a aumentar produtividade e lucro, com uma manufatura mais enxuta. O método Kanban foi utilizado para monitorar os materiais da empresa selecionada, consistindo em utilizar conceitos do 5S de forma a avaliar o volume de matéria prima existente no estoque, com isso, calculou-se o valor de consumo no mês para ajustar os estoques críticos e ponto de pedido da produção. Os resultados foram estimados e avaliados. O impacto na produtividade após implementação desse método de organização de estoque mostra que tais métodos proporcionam melhorias neste tipo de processo.
Abstract: An appropriate stock management of a company is a production cost reduction method with more difficulties to reach adequate results, due to dependence of a quantity of variables without company’s control (e.g. delivery time to obtain raw materials from a provider). Thereby, using windshield cleaner company data, achieved an improvement method of management to enhance productivity and profits, with a lean manufactory. Kanban method was implemented to control the company raw materials, using concepts of 5S to evaluate raw material volume existent at stock, thereby, it was calculated the consumption values in the month to adjust critical stocks and production order point. The results were estimated and evaluated. The productivity was checked after implementation of this stock organizational method and proved that these methods provide improvements on this kind of process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10455
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2017_1s_18.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.