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Título: Desenvolvimento de uma nova redução fixa para protótipo baja SAE
Título(s) alternativo(s): Development of a gear reducer for a baja SAE prototype
Autor(es): Foes, Arthur Rodrigues
França, Gabriel Luis Piccoli de
Orientador(es): Silva, Ana Paula Carvalho da
Palavras-chave: Engrenagens
Automóveis - Dispositivos de transmissão
Engenharia de protótipos
Sistemas CAD/CAM
Projeto de produto
Engenharia mecânica
Gearing
Automobiles - Transmission devices
Prototypes, Engineering
CAD/CAM systems
Product design
Mechanical engineering
Data do documento: 22-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FOES, Arthur Rodrigues; FRANÇA, Gabriel Luis Piccoli de. Desenvolvimento de uma nova redução fixa para protótipo baja SAE. 2017. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Existem diversos modos de realizar a transmissão do torque gerado pelo motor de um automóvel para as rodas. Os protótipos de Baja SAE não são diferentes, como, por exemplo, o protótipo atual da equipe Imperador UTFPR, que utiliza, além de um CVT, uma redução fixa de dois estágios através de rodas dentadas com corrente de elos. Esta configuração leva a dificuldades de fabricação, montagem, manutenção e, principalmente, confiabilidade. A proposta deste trabalho é desenvolver, dimensionar e projetar um sistema de redução alternativo ao atual, utilizando um conjunto, ou estágio, de engrenagens planetárias. Assim, pretende-se solucionar e corrigir, senão todos, a maior parte dos problemas citados anteriormente. Todo o desenvolvimento deve levar em conta os requisitos de projeto que o protótipo necessita, como elevada eficiência e confiabilidade. Como resultado final é apresentada uma transmissão de dois estágios, com um estágio de redução planetária, dimensionamento e projeto virtual (CAD), que possibilita a fabricação da mesma.
Abstract: There are several ways to perform the transmission of the torque generated by the engine of a motor to the wheels. The Baja SAE prototypes are not different, for example, the current prototype of the team Imperador UTFPR, which uses, in addition to a CVT, a fixed two-stage reduction by means of toothed wheels with link chain. This configuration leads to difficulties in manufacturing, assembly, maintenance and, most importantly, reliability. The purpose of this work is to develop, scale and design an alternative reduction system using only one set, or stage, of planetary gears, to replace the current system and thus solve and correct, if not all, most of the problems mentioned above. All development should consider the design requirements that the prototype needs, such as high efficiency and reliability, and present a proposal, containing the calculations of the project and a virtual design (CAD), which enables the manufacture of the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10464
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