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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Alex Tadeu Moreira | |
dc.creator | Valenga, Leonardo Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:47:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:47:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-07 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alex Moreira Santos; VALENGA, Leonardo Silva. Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método dos elementos finitos. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10500 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Bicycles | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método dos elemento finitos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal componente de uma bicicleta, o quadro, pode ser produzido utilizando uma ampla gama de materiais. Dentre os materiais, os fabricantes comumente utilizam ligas metálicas, sendo as mais aplicadas as ligas de aço, de alumínio e, em menor escala, as ligas de titânio. Para avaliar a diferença no comportamento mecânico das bicicletas gerado por essas ligas, é proposta a realização de simulações numéricas em um software comercial, representando ensaios de resistência mecânica em modelos padronizados de quadros. São simulados diversos modelos, variando os materiais e os diâmetros e espessuras dos tubos que compõem o quadro. Nas simulações os quadros são sujeitos a carregamentos estáticos, obtendo-se resultados quanto a deflexão, tensão equivalente de von Mises e flambagem. Em seguida é feito um comparativo utilizando cálculos baseados na teoria do método dos elementos finitos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Belo, Ivan Moura | |
dc.contributor.referee1 | Belo, Ivan Moura | |
dc.contributor.referee2 | Luersen, Marco Antônio | |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Marcio Henrique de Avelar | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CT_DAMEC_2016_2s_31.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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