Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10515
Título: Engenharia de custo: introdução do conceito e demonstração de uma análise de custos por meio da abordagem bottom-up de uma peça plástica aplicada na indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): Cost engineering: concept introduction and a cost analysis development by the bottom-up approach of a plastic part applied in the atuomotive industry
Autor(es): Peters, Heloísa Pinto
Orientador(es): Lima, Adriano Araújo de
Palavras-chave: Controle de custo
Administração de projetos
Moldagem de plástico por injeção
Indústria automobilística
Engenharia mecânica
Cost control
Project management
Injection molding of plastics
Automobile industry and trade
Mechanical engineering
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PETERS, Heloísa Pinto. Engenharia de custo: introdução do conceito e demonstração de uma análise de custos por meio da abordagem bottom-up de uma peça plástica aplicada na indústria automotiva. 2018. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O Engenheiro de Custo analisa de forma holística processos industriais e fornece informações fundamentais para tomadas de decisões ao longo do ciclo de vida de um projeto, além de identificar custos de oportunidade na escala de milhões. O presente estudo visa estabelecer as definições de Engenharia de Custo, além de apresentar uma demonstração de uma análise de custos por meio da abordagem bottom-up para uma peça plástica aplicada na indústria automotiva. Como trabalho de conclusão de curso, tem-se também por objetivo elucidar e atrelar o tema principal desse trabalho com áreas específicas da grade do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tais como as áreas de produção, fabricação, gestão e materiais.
Abstract: The Cost Engineer holistically analyzes industrial processes and provides key information for decision-making throughout the life cycle of a project, as well as identifying opportunity costs on the scale of millions. The present study aims to establish the definitions of Cost Engineering, in addition to presenting a cost analysis demonstration by the bottom-up approach to a plastic part applied in the automotive industry. As an undergraduate thesis, it is also intended to elucidate and link the main theme of this work with specific areas from the Mechanical Engineering Graduation course provided by the Federal Technological University of Paraná, such as production, manufacturing, management and materials.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10515
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_2_39.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.