Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPastre, Giuliano Vidal
dc.creatorMatioro, Vitor Nicolate
dc.date.accessioned2020-11-12T18:55:33Z-
dc.date.available2020-11-12T18:55:33Z-
dc.date.issued2017-11-23
dc.identifier.citationMATIORO, Vitor Nicolate; PASTRE, Giuliano Vidal. Projeto de implantação de melhorias no layout de produção de uma fábrica de implementos rodoviários. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10555-
dc.description.abstractThe economy downturn in Brazil in recent years, especially in road sector, has severely reduced the product demand in this area. According to data given by Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) (National Association of Manufacturers of Road Equipment), the internal market has revealed a fall of 44,76% in 2014 (ANFIR, 2017) and 29,80% from 2015 to 2016 (ANFIR, 2017) in truck registration, reaching a decrease of 61,22% within two years. Therefore, several businesses from this area has been forced to reduce their manufacture, investments and office force. From 2015 to 2016, the Transport National Confederation (CNT) has showed that 52.444 people were discharged (CNT, 2016). According to information given by ANFIR, available on INFRAROI’s website (2017), the perspectives lead to a small rebound of 10% on the sales in 2017 and a gradual increase in coming years. In the face of this situation, it was possible to observe that there was an opportunity to improve the finishing processes sector, regarding tow and semi-tow of PASTRE Implementos Rodoviários LTDA (Road Implements), focusing on production layout and a better use of the resources already available. This academic project presents a proposal that aims at reducing the expenses with the excessive movement of the product inside the manufacturing unit, reducing production time, and consequently, increasing the productivity, thus, paving the way for the company to face future challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInstalações industriais - Layoutpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectPlant layoutpt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectProduction planningpt_BR
dc.subjectTransportation, Automotive - Equipment and suppliespt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleProjeto de implantação de melhorias no layout de produção de uma fábrica de implementos rodoviáriospt_BR
dc.title.alternativeImprovement project in the production layout of a road implements factorypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA retração da economia brasileira dos últimos anos, com foco no setor rodoviário, reduziu drasticamente a demanda de produtos desta área. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), no mercado interno o setor registrou uma queda nos emplacamentos de 44,76% de 2014 para 2015 (ANFIR, 2017) e de 29,80% de 2015 para 2016 (ANFIR, 2017), totalizando uma queda de 61,22% nos dois anos. Por consequência, diversas empresas neste ramo foram forçadas a reduzir a produção, investimentos e quadro de funcionários. De 2015 para 2016 a Confederação Nacional do Transporte (CNT) registrou a demissão de 52.444 empregados no setor (CNT, 2016). Conforme dados da ANFIR contidos no site da INFRAROI (2017), as perspectivas indicam uma recuperação tímida de 10% das vendas em 2017 e um crescimento gradual nos próximos anos. Diante desta situação, evidenciou-se a oportunidade de melhoria no setor de acabamento de reboques e semirreboques da PASTRE Implementos Rodoviários LTDA, com enfoque no layout de produção e melhor aproveitamento dos recursos já disponíveis. Este trabalho apresenta uma proposta que visa reduzir os gastos com movimentação excessiva do produto na unidade fabril, tempo de produção e por consequência aumentar a produtividade, de forma a preparar a empresa para os desafios futuros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da
dc.contributor.referee1Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da
dc.contributor.referee2Verussa Junior, Osvaldo
dc.contributor.referee3Reaes, Paulo Antonio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2017_2_36.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.