Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Eduardo Garcia
dc.creatorGrespan, Lucas Ampessan
dc.date.accessioned2020-11-12T19:05:59Z-
dc.date.available2020-11-12T19:05:59Z-
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.citationLEAL, Eduardo Garcia; GRESPAN, Lucas Ampessan. Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619-
dc.description.abstractThe optimization of production processes with reduction of waste and increase in productivity is the focus of automotive assembly lines. The assembly line balancing problem has the reduction of the line cycle time as one of the main objectives, enabling decreases in production costs and increase in productivity through balancing processing times across workstations. In this report, the conditions and characteristics of a final part assembly line of diesel engines was analyzed. The precedence relations of performed tasks was identified. In addition, by the computational solution of a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP), the possibility of optimizing the line was verified, decreasing the cycle time. The study was applied for the two most produced engines in factory; it was observed a balancing in workstations productive times and better assembly line indicators, making possible to achieve the desired cost reduction in the engine production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.titleBalanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAssembly line balancing of diesel engines by mathematical programmingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Magatão, Leandro
dc.contributor.referee1Magatão, Leandro
dc.contributor.referee2Verussa Junior, Osvaldo
dc.contributor.referee3Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_1_05.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.