Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10638
Título: Desenvolvimento de sistema automatizado de baixo custo de hortas verticais como um produto para o mercado
Autor(es): Teixeira, Fernando Henrique
Ortolani, Leonardo Baggio
Orientador(es): Labiak Junior, Silvestre
Palavras-chave: Hidroponia
Horticultura
Negócios - Planejamento
Automação
Scrum (Desenvolvimento de software)
Hydroponics
Gardening
Business - Planning
Automation
Scrum (Computer software development)
Data do documento: 25-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TEIXEIRA, Fernando Henrique; ORTOLANI, Leonardo Baggio. Desenvolvimento de sistema automatizado de baixo custo de hortas verticais como um produto para o mercado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As hortas verticais de proporção industrial já são uma realidade em locais distintos como Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Essas fazendas em lugares fechados são pioneiras, e o conceito que elas utilizam pode ser aplicado em uma escala menor, como por exemplo a nível residencial. Para desenvolver essa ideia, esse trabalho busca uma base de conhecimento para o desenvolvimento desse tipo de horta, abrangendo seus possíveis impactos na maneira que produzimos comida, o jeito que enxergamos a distribuição de alimentos, os benefícios ambientais que a horta vertical traz consigo e os aspectos técnicos que são necessários para a construção da horta. Usando a metodologia SCRUM foi desenvolvido um protótipo para provar a viabilidade do conceito, ao mesmo tempo em que era construído um modelo de negócio para responder a questão da sustentabilidade de um empreendimento para comercializar hortas verticais automatizadas e de baixa manutenção. Os resultados corroboram que há possibilidade exploração comercial.
Abstract: Vertical Garden are already a reality in many countries such as United Sates, Japan and United Kingdom. This farms in enclosed places have a concept that can be applied in a small scale. To develop this idea, this work explains the main point that a vertical Garden is consisted, analysing the positive impacts this kind of farm will have in the environment. Through the SCRUM methodology a prototype was developed to confirm the concepts and the viability of vertical gardens. The results also show that there is a commercial potential in the developed product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10638
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_1_10.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.