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Título: Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos - PR
Título(s) alternativo(s): Soil education in primary education in public schools in Dois Vizinhos - PR
Autor(es): Zanellato, Daiane Cristina
Orientador(es): Pocojeski, Elisandra
Palavras-chave: Educação ambiental
Ciência do solo
Professores - Formação
Environmental education
Soil science
Teachers, Training of
Data do documento: 24-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ZANELLATO, Daiane Cristina. Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos - PR. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
Resumo: No ambiente, o solo é um dos elementos de maior complexidade e a falta de compressão do ser humano tem promovido o uso e manejo inadequados, levando a poluição e a degradação desse recurso natural de importância essencial para a vida. Uma das maneiras de abordar o assunto no cotidiano com o intuito de minimizar o problema é trabalhar essa temática nas Escolas de Ensino básico, nos conteúdos programáticos de Educação ambiental, na tentativa de informar, sensibilizar e conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais relacionados ao mau uso do solo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de como o ensino de solos está sendo trabalhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Dois Vizinhos e Colégio Estadual Monteiro Lobato, no município de Dois Vizinhos - PR. O desenvolvimento deste projeto consistiu na avaliação do livro didático utilizado pelas escolas, entrevista com o(a) professor(a) de Ciências das escolas, questionário de avaliação dos alunos e atividade teórico-prática de um conteúdo demandado pelo(a) professor(a). O projeto, os questionários e os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foram aprovados pelo Comitê de Ética. Para os professores de Ciências, do 6° ano do Ensino Fundamental, foi avaliada a experiência de cada um destes sobre o tema solo e o nível de conhecimento que possuem para abordar este tema em sala de aula, participando da pesquisa dois professores. O questionário aplicado aos alunos do 6º ano de ambas as escolas consistiu em avaliar o conhecimento que possuem sobre solos, analisando as respostas através do método de Análise de Conteúdo (Bardin 2011) para as questões descritivas e, resultados em porcentagem de acerto, para as questões optativas e responderam ao questionário 37 alunos. O livro didático constitui na avaliação dos conteúdos apresentados sobre solos, verificando se são abordados todos os assuntos que são recomendados pelos PCN´S (Parâmetros Curriculares Nacionais) da disciplina de Ciências e se os livros apresentam erros ou linguagens mal apresentadas. Os resultados demostram que os alunos possuem dificuldade em algumas questões mais pontuais do questionário, principalmente as ligadas à erosão e apresentam conhecimento da importância do solo para sobrevivência dos seres vivos. Quanto ao questionário dos professores, ambos consideram que o livro didático apenas contempla o conteúdo de solos, também são interessados em participar de um curso de formação continuada sobre solos e de acordo com sua formação e experiência não encontram dificuldade em abordar nenhum assunto relacionado a solos em sala de aula.
Abstract: At the environment, the soil is one of the more complex elements and the lack of human compression has promoted the use and inadequate management, leading to pollution and degradation of this natural resource of essential importance for life. One way to approach the subject in everyday in order to minimize the problem is to work this theme in basic education schools, the contents programmatic of environmental education in an attempt to inform, sensitize and educate students about environmental problems related to bad use of the soil.Thus, this study aims to survey the teaching a soils is being worked in the public elementary schools, in State College elementary school Dois Vizinhos and Colégio Estadual Monteiro Lobato end Colégio Estadual de Dois Vizinhos.The development of this project is the evaluation of textbooks used by schools, interview with (a) teacher (a) Science of schools, evaluation questionnaire of students and theoretical and practical activity of content demanded by (a) teacher (the ). The project, questionnaires and Terms of Informed Consent (IC) were approved by the Ethics Committee. For science teachers, the sixth year of elementary school, It was assessed the experience of each of these on the ground subject and the level of knowledge they have to this approach in the classroom by participating in the research two teachers. The questionnaire administered to students in 6th year of both schools was to assess their knowledge about soils, analyzing the responses through the content analysis method (Bardin 2011) for descriptive questions and results in percentage of hit for the optional questions and answered the questionnaire 37 students. The textbook is the assessment of the contents presented on soils, checking that are covered all subjects that are recommended by PCN'S (National Curriculum Parameters) the discipline of Sciences and the books have errors or poorly presented languages. The results show that students have difficulty in some more pointed questions of the questionnaire, mainly related to erosion and have knowledge of the importance of soil for survival of living beings. As regards the questionnaire teachers, both consider that the textbook only includes the contents of soils, they are also interested in participating in a continuing education course on soil and in accordance with their training and experience will not find it difficult to address any matter related to soil in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10654
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