Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10716
Título: Nitrogênio no solo e na cultura do milho subsequente ao cultivo de ervilhaca em sistema de integração lavoura pecuária
Autor(es): Detoni, Maicon Junior
Orientador(es): Sartor, Laercio Ricardo
Palavras-chave: Plantas - Efeito do nitrogênio
Milho - Cultivo
Solos - Teor de nitrogênio
Plants - Effect of nitrogen on
Corn - Planting
Soils - Nitrogen content
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: DETONI, Maicon Junior. Nitrogênio no solo e na cultura do milho subsequente ao cultivo de ervilhaca em sistema de integração lavoura pecuária. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: A utilização de sistemas integrados de produção oferece diversos benefícios ao produtor rural, pois possibilita o uso intensivo do solo e dos recursos da propriedade, além disso, o sistema proporciona melhorias nas características físicas, químicas e biológicas do solo. Neste sentido este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da ervilhaca na dinâmica de nitrogênio mineral no solo e na cultura do milho associada a diferentes doses de adubação nitrogenada em sistema de integração lavoura pecuária. O experimento foi realizado no município de Dois Vizinhos, na área experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A área experimental foi constituída de uma área total de 7 hectares, que estava dividida em 3 blocos, estes por sua vez foram subdivididos em piquetes. Durante o inverno estes piquetes receberam as seguintes combinações de pastagens: aveia+azevém e aveia+azevém+ervilhaca. Em cada piquete foi excluída uma pequena área de aproximadamente 100 m² que foi mantida sem pastejo. Durante o verão foi implantada a cultura do milho em sistema de semeadura direta. Cada piquete foi subdivido em parcelas onde foram alocadas as doses de nitrogênio (0, 75, 150, 225 e 300 kg ha-1). Foram avaliados os teores de nitrato e amônio do solo 7, 14, 21, 36 e 72 dias após a aplicação de N. Também foi avaliado o rendimento de grãos de milho ao final do ciclo da cultura. As áreas pastejadas apresentaram maior concentração de nitrato e amônio que nas áreas onde não houve pastejo. A inclusão da ervilhaca consorciada com aveia e azevém não proporcionou acréscimo nos teores de nitrato e amônio no solo. O rendimento de grãos de milho foi superior nas áreas com presença de animais em relação às áreas sem pastejo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10716
Aparece nas coleções:DV - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COAGR_2016_1_21.pdf628,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.