Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10860
Título: Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
Título(s) alternativo(s): School landscaping of the Center for Early Childhood Education (CECE) São Francisco de Assis in the municipality of Dois Vizinhos, PR
Autor(es): Minozzo, Maraiza
Orientador(es): Brun, Flávia Gizele König
Palavras-chave: Projeto paisagístico
Educação pré-escolar
Jardins escolares
Landscape design
Education, Preschool
School gardens
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MINOZZO, Maraiza. Paisagismo escolar do Centro de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O pátio é um importante espaço dentro do ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças. Utiliza-lo de forma funcional através do paisagismo é uma excelente alternativa. O objetivo do presente trabalho é elaborar o projeto paisagístico do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, Paraná. Para isso, realizou-se visitas in loco visando levantar as medidas métricas necessárias para a elaboração do projeto e posteriormente os dados foram processados em software AutoCAD 2D para formulação das plantas baixas. Realizou-se ainda uma oficina de desenho com os alunos do Jardim II para captar a percepção destes quanto ao paisagismo escolar, os desenhos foram analisados conforme metodologia proposta por Sauvé (2005). A oficina foi eficiente na captação da percepção do público alvo em questão, auxiliando na construção do projeto paisagístico, onde se pode classificar os desenhos em seis categorias de meio ambiente: Natureza, Lugar em que se vive, Projeto comunitário, Biosfera, Recurso, Problema. O projeto paisagístico englobou a horta escolar (mandala sensorial, canteiro das borboletas, composteira e etc) e a fachada principal com diferentes flores.
Abstract: The courtyard is an important space within the school environment for the development of children. Using it functionally through landscaping is a great alternative. The aim of this paper is to elaborate the landscape project of the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) São Francisco de Assis in the municipality of Dois Vizinhos, Paraná. For this purpose, on-site visits were carried out to survey the necessary metric measurements for project design and later the data were processed in AutoCAD 2D software for floor plan formulation. A drawing workshop was also held with students from Jardim II to capture their perception of school landscaping, the drawings were analyzed according to the methodology proposed by Sauvé (2005). The workshop was efficient in capturing the perception of the target audience, helping in the construction of the landscape project, where the drawings can be classified into six environmental categories: Nature, Place where they live, Community project, Biosphere, Resource, Problem . The landscape project encompassed the school garden (sensory mandala, butterfly bed, composer, etc.) and the main façade with different flowers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10860
Aparece nas coleções:DV - Engenharia Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENF_2019_2_10.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.