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Título: Projeto de revitalização do terminal rodoviário e planejamento participativo de novas demandas de áreas verdes públicas em Otacílio Costa - SC
Título(s) alternativo(s): Revitalization Project Bus Station and Participatory Planning New Public Green Areas Demands in Otacilio Costa - SC
Autor(es): Coelho, Charles Costa
Orientador(es): Brun, Flávia Gizele König
Palavras-chave: Arborização das cidades
Líderes cívicos
Qualidade ambiental
Qualidade de vida
Trees in cities
Civic leaders
Environmental quality
Quality of life
Data do documento: 20-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: COSTA, Charles Coelho. Projeto de revitalização do terminal rodoviário e planejamento participativo de novas demandas de áreas verdes públicas em Otacílio Costa – SC. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2017.
Resumo: Arborização consiste em trazer para as cidades, um pouco do ambiente natural, sendo um forte aliado contra o cansaço físico e metal, ajudando no lazer e na qualidade de vida das pessoas. Áreas que possuem arborização contribuem para o desenvolvimento social e trazem benefícios para a qualidade de vida da população ao promover condições de aproximação do homem. O presente trabalho teve por objetivo construir um projeto de revitalização do terminal rodoviário no município de Otacílio Costa – Santa Catarina. A metodologia do trabalho foi realizado em quatro etapas, sendo elas: 1° Etapa: Diagnóstico do Espaço de Lazer e Condições de Uso; 2° Etapa: Estudo da Percepção dos Usuários do Terminal Rodoviário; 3° Etapa: Proposição e Discussão dos Projetos de Revitalização Participativa Junto a Comunidade e por último 4° Etapa: Análise de Demanda e Planejamento de Novas Áreas Verdes Públicas Urbanas do Município. O terminal rodoviário apresenta uma situação precária. Quando questionados sobre o nível de satisfação sobre o terminal rodoviário, em nível de segurança, lazer e limpeza, aplicando conceitos de bom, ruim e regular. Para segurança, apresentou a seguinte ordem, ruim (35%), regular (33%) e bom (32%), na questão lazer o conceito que mais se destacou foi ruim (42%), seguido de regular (25%) e bom (33%). Entre os quesitos, lazer foi o que apresentou a pior nota, isso porque o terminal não apresenta condições de um ambiente confortável para o lazer. As praças e áreas de recreação existentes estão concentradas na região central do municipio, entretanto a periferia, região mais distante do centro acaba não sendo contemplada por essas áreas. A carência dessas áreas pode ser explicada pela falta de conhecimento por parte das autoridades sobre a importância das áreas verdes, quanto tanto da população de uma forma geral. Com a implantação do projeto de revitalização, através de apoiadores e parcerias das empresas locais, órgãos públicos e comunidade geral, espera-se que o municipio tenha um olhar mais crítico para arborização urbana, após a implantação do projeto de revitalização do terminal rodoviário, servindo como uma ferramenta de promoção de qualidade de vida, dos atuais e futuros moradores de Otacílio Costa. Acredita-se que esse trabalho possa servir de base e exemplo para que outros projetos voltados na área sejam desenvolvidos, a nível local e regional, contribuindo para o desenvolvimento do município e da região.
Abstract: Arborization consists of bringing to the cities, a little of the natural environment, being a strong ally against physical and metal fatigue, helping in leisure and quality of life of people. Areas that have afforestation contribute to social development and bring benefits to the quality of life of the population by promoting conditions for the approximation of man. The objective of this work was to build a revitalization project for the bus terminal in the municipality of Otacílio Costa - Santa Catarina. The methodology of the work was carried out in four stages, being: 1 ° Stage: Diagnosis of Leisure Space and Conditions of Use; Step 2: Study of the Perception of the Users of the Bus Terminal; Step 3: Proposition and Discussion of Projects for Participative Revitalization Together with the Community and lastly Stage 4: Analysis of Demand and Planning of New Urban Public Areas of the Municipality. The bus terminal is in a precarious situation. When asked about the level of satisfaction on the bus terminal, in terms of safety, leisure and cleanliness, applying good, bad and regular concepts. For security, it presented the following order: bad (35%), regular (33%) and good (32%); in leisure the concept that stood out was bad (42%), followed by regular (25%) and good (33%). Among the questions, leisure was the one that presented the worst note, because the terminal does not present conditions of a comfortable environment for leisure. The existing squares and recreation areas are concentrated in the central region of the municipality, however the periphery, region farthest from the center is not contemplated by these areas. The lack of these areas can be explained by the lack of knowledge on the part of the authorities on the importance of green areas, as much of the population in general. With the implementation of the revitalization project, through supporters and partnerships of local companies, public agencies and the general community, it is expected that the municipality will have a more critical look at urban afforestation, after the implementation of the revitalization project of the highway terminal, serving as a tool to promote the quality of life of the current and future residents of Otacilio Costa. It is believed that this work can serve as a basis and example for other projects focused in the area to be developed at local and regional level, contributing to the development of the municipality and the region.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10975
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