Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11033
Título: Contribuição do ensino de biologia para o exercício pleno da cidadania
Autor(es): Hoffmann, Kate Cristiane
Orientador(es): Sousa, Fernando Carlos de
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Biologia
Citizenship
Education
Biology
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: HOFFMANN, Kate Cristiane. Contribuição do ensino de biologia para o exercício pleno da cidadania. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre o conceito de cidadania e de sua relação com o ensino de Biologia no ensino médio. A articulação entre o papel da educação formal e o preparo para a cidadania foi analisada através das legislações federal e estadual, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Estaduais no que concerne à conduta das instituições públicas de ensino e o que é proposto para a educação na formação do indivíduo para o exercício da cidadania. Considerando que o livro didático é, em geral, o principal recurso didático utilizado pelos professores, também foi realizada uma análise dos livros didáticos de Biologia em uso corrente no Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos. Considerando a cidadania plena como a posse e o exercício de direitos civis, políticos e sociais, o trabalho teve como objetivo investigar como o ensino de Biologia pode contribuir com a formação dos alunos para o exercício pleno da cidadania e qual é a proposta de articulação entre o ensino de Biologia e a cidadania nas legislações e nos livros didáticos que foram analisados. Os documentos foram analisados por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagens que não envolvem dados estatísticos, mas visam a obtenção de conteúdos descritivos deste determinado estudo. A coleta dos dados foi realizada através de uma análise documental dos livros didáticos de Biologia do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio regular, utilizados no ano de 2018 no Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, estado do Paraná. Na investigação encontrou-se coerência entre o que trazem as legislações analisadas e os conteúdos específicos da disciplina de Biologia. Apesar de haver um compromisso firmado pelos autores da Coleção sobre a articulação dos conteúdos específicos com o preparo dos alunos para a cidadania, não há uma boa relação entre esses dois elementos, visto que as menções sobre cidadania são feitas nos livros apenas em boxes separados do texto principal. Pode-se concluir que a coleção analisada abrange os conhecimentos específicos da disciplina de Biologia em conformidade com as legislações vigentes. Entretanto, apesar dos autores buscarem relacionar os conteúdos científicos com o preparo dos alunos para a cidadania, não há uma articulação de fato eficiente, tanto em relação a forma como está sendo empregada na coleção quanto ao conteúdo dos boxes. Sem o apoio do material didático fica ao encargo do professor articular os conteúdos específicos da disciplina de forma a contribuir para a formação dos alunos para uma cidadania plena. Por outro lado, os conhecimentos biológicos estão intimamente relacionados com a realidade social a qual enfrentamos hoje, o que facilitaria o trabalho do professor em articular os conhecimentos científicos da disciplina de biologia e o preparo dos alunos para o exercício da cidadania.
Abstract: This work presents a discussion about the concept of citizenship and its relation with the teaching of biology in high school. The articulation between the role of formal education and the preparation for citizenship was analyzed through federal and state legislations, such as the Federal Constitution of 1988, the Basic Education Guidelines and Basic Law of 1996, the National Curricular Guidelines and the Curricular Guidelines State in what concerns the conduct of public educational institutions and what is proposed for education in the formation of the individual for the exercise of citizenship. Considering that the textbook is, in general, the main didactic resource used by teachers, an analysis of the didatic books of biology in current use was also carried out in the Regional Nucleus of Education of Dois Vizinhos. Considering full citizenship as the possession and exercise of civil, political and social rights, the work had as objective to investigate how the teaching of Biology can contribute with the formation of the students for the full exercise of citizenship and what is the proposal of articulation between the teaching of biology and citizenship in the legislation and textbooks that were analyzed. The documents were assayed through a qualitative research, with approaches that do not involve statistical data, but aim to obtain descriptive contents of this particular study. Data collection was done through a documentary analysis of Biology textbooks of 1st, 2nd and 3rd year of regular high school, used in the year 2018 in the Regional Nucleus of Education of Dois Vizinhos, state of Paraná. In the investigation was found coherence between what they bring the legislations analyzed and the specific contents of the discipline of biology. Although there is a commitment made by the authors of the collection on the articulation of the specific contents with the preparation of the students for the citizenship, there is not a good relation between these two elements, since the mentions about citizenship are made in the books only in boxes separated from the text main. It can be concluded that the collection assayed covers the specific knowledge of the discipline of biology in accordance with the current legislation. However, despite the authors declaring their intention to relate scientific content to the students' preparation for citizenship, there is no effective articulation. Without the support of the didactic material, it is up to the teacher to articulate the specific contents of the subject in order to contribute to the formation of the students for a full citizenship. On the other hand, biological knowledge is closely related to social reality, which would facilitate the work of the teacher in articulating the scientific knowledge of the discipline of biology and the preparation of students for the exercise of citizenship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11033
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_13.pdf431,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.