Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIesbik, Simone Aparecida
dc.date.accessioned2020-11-13T13:05:38Z-
dc.date.available2020-11-13T13:05:38Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationIESBIK, Simone Aparecida. Análise dos livros didáticos utilizados no 8º e 9º ano do ensino fundamental: abordagem das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11038-
dc.description.abstractThis course was designed to analyze the textbooks of Fernando Gewandsznajder's eighth and ninth grade Teláris Project, and to verify if this material contemplates what is presented in the National Curricular Parameters (PCNs) on Sexually Transmitted Diseases. Sex education is understood as a set of information about sexuality, which is often treated informally, also occurring in the family environment, and is sometimes presented to young people as a moral standard imposed by society. The research was conducted in order to draw a comparative picture of what is predicted in PCNs regarding sexually transmitted diseases, and what is being addressed in the textbooks teachers are using in the classroom. We used bibliographical research and the use of the content analysis methodology for the interpretation of the research data. In the formal environment, in the case, the school, the research pointed out that it is presented in a superficial way. Through this study it can be concluded that it is possible to develop referrals in order to implement the actions of the teachers in relation to the subject, both with regard to work with students and parents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSex instructionpt_BR
dc.subjectSexually transmitted diseasespt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleAnálise dos livros didáticos utilizados no 8º e 9º ano do ensino fundamental: abordagem das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os livros do Projeto Teláris do autor Fernando Gewandsznajder oitavo e nono ano, e verificar se este material contempla o que se apresenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. A educação sexual é compreendida como um conjunto de informações acerca da sexualidade, a qual muitas vezes é tratada de maneira informal, acontecendo também no ambiente familiar, sendo que às vezes é apresentada aos jovens como sendo um padrão de moral imposto pela sociedade. A pesquisa realizou-se de modo a traçar um quadro comparativo entre o que está previsto nos PCNs em relação às doenças sexualmente transmissíveis, e o que está sendo abordado nos livros didáticos que os professores estão utilizando em sala de aula. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uso da metodologia de análise de conteúdo para a interpretação dos dados da pesquisa. No ambiente formal, no caso, a escola, a pesquisa apontou que ela é apresentada de maneira superficial. Através desse estudo pode-se concluir ainda que é possível desenvolver encaminhamentos no sentido de implementar as ações dos docentes em relação à temática, tanto no que se refere ao trabalho com os alunos, quanto com os pais.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.advisor-co1Diel, Paulo Fernando
dc.contributor.referee1Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.referee2Diel, Paulo Fernando
dc.contributor.referee3Debortoli, Solange Fernandes Barrozo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_1_19.pdf578,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.