Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11039
Título: Dicionarização on-line de termos zoológicos: linguagem acessível e interativa para compreensão dos vertebrados no ensino médio
Título(s) alternativo(s): On-line dictionatization of zoological terms: accessible and interactive language for understanding of vertebrates in high school
Autor(es): Varela, Leonardo Iury
Orientador(es): Oliveira, Elton Celton de
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Zoologia
Biologia
Teaching - Aids and devices
Zoology
Biology
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: VARELA, Leonardo Iury. Dicionarização on-line de termos zoológicos: linguagem acessível e interativa para compreensão dos vertebrados no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: Os dicionários foram durante gerações uma das melhores ferramentas de se acumular o conhecimento adquirido pelo homem. Contudo, o advento de novas tecnologias da informação e o avanço da internet trouxeram um novo conceito de armazenamento e difusão do conhecimento, o qual passou a tramitar mais rapidamente entre as pessoas. Por outro lado, isso gerou um novo problema quanto à confiabilidade e às atualizações do conhecimento acessado. Neste contexto, o presente projeto buscou criar um dicionário on-line temático, na plataforma WIX, a partir dos conteúdos da Zoologia de Vertebrados para o Ensino Médio. O repertório lexical foi selecionado através da consulta de três livros do Ensino Médio considerando apenas a temática de Zoologia de Vertebrados. Os significados foram obtidos de livros técnico-científicos da área de Zoologia. Adicionalmente, no site, os verbetes e seus significados foram associados a figuras e links para dinamizar e facilitar o aprendizado. Levantou-se 203 verbetes, os quais foram organizados em ordem alfabética e tiveram os seus significados preenchidos em conformidade com as informações mais atualizadas da área. O site do dicionário on-line foi denominado de “VertebraDicio”. Na medida do possível, as palavras foram interligadas e correlacionadas às imagens como mecanismo de facilitação do aprendizado. O intuito é continuar abastecendo o site com mais palavras e recursos. Ao final, espera-se que esta ferramenta seja mais atrativa e diversificada, com uma proposta visual e linguística mais próxima desta geração de alunos, auxiliando na compreensão destes e de suas diferentes necessidades. Além disso, pretende-se estimular o professor a propor novas práticas pedagógicas que poderão reduzir o volume de aulas expositivas. E dar a ele a possibilidade de utilizar a ferramenta de muitas maneiras. Seja no auxílio ao conteúdo disponibilizado pelo livro didático, ou dinamizando suas práticas em um contexto escolar que carece de materiais e está inserido em mundo tecnológico que se desenvolve a cada dia.
Abstract: The dictionaries were during generations one of the best tools to accumulate the knowledge acquired by man. However, the advent of new information technologies and the advance of the internet brought a new concept of storage and diffusion of knowledge, which to passed on to process more quickly among people. On the other hand, it generates a new problem for updates and accessed knowledge updates. In this context, the present project sought to create an thematic online dictionary, on the WIX platform, from the contents of Vertebrate Zoology for High School. The lexical repertoire was selected through consulting three high school books, considering only the thematic of Vertebrate Zoology. The meanings were obtained from technical-scientific books of Zoology. Additionally, on the site, entries and their meanings were associated with pictures, and links to streamline and facilitate learning. Were cataloged 203 entries, which were organized in alphabetical order and had their meanings filled in accordance with the most up-to-date information in the area. The online dictionary site was named "VertebraDicio". As far as possible, words were interconnected and correlated with images as a learning facilitation mechanism. The intention is to continue supplying the site with more words and features. In the end, it is expected that this tool will be more attractive and diversified, with a visual and linguistic proposal closer to this generation of students, assisting in comprehension these and their different needs. In addition, it is intended to stimulate the teacher to propose new pedagogical practices that may reduce the volume of lectures. And give him the possibility to use the tool in many ways. Be in aid the content provided by the textbook, or dynamizing their practices in a school context that lacks materials and is inserted in a technological world that develops every day.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11039
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_2_13.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.