Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11048
Título: Educação no ensino fundamental para o bem-estar animal
Título(s) alternativo(s): Elementary School Education for Welfare animal
Autor(es): Muller, Crislaine Aparecida da Silva
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Animais - Proteção - Legislação
Professores
Estudantes do ensino fundamental
Animal welfare - Law and legislation
Teachers
School children
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MULLER, Crislaine Aparecida da Silva. Educação no ensino fundamental para o bem-estar animal. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a realidade do tema bem-estar e guarda responsável, e o conhecimento por parte dos professores da Secretaria Municipal de Educação do município de Dois Vizinhos, Paraná, abordando questões relativas aos conhecimentos necessários para se trabalhar o presente assunto em sala de aula. Também foi realizada a divulgação da Lei que dispõe sobre a Política Pública de Controle Populacional de Cães e Gatos, bem-estar animal, sanidade, castração, alimentação dos animais de companhia, para os alunos do Ensino Fundamental I, por meio de palestras. É fundamental que os profissionais das diferentes áreas, sobretudo aquelas que envolvam saúde e educação, se comprometam com a causa do bem-estar animal, sendo assim o presente estudo contou com a utilização de questionários, entrevista e diário de campo para a coleta dos dados. A análise dos dados se deu pelo método qualiquantitativo. Observou-se que há um déficit de informações sobre a Lei Municipal que dispõe sobre a Política Pública de Controle Populacional de Cães e Gatos, porém a maioria dos professores afirmaram que consideram o bem-estar animal um assunto de importância social e de saúde pública, sendo que a maioria dos professores afirmaram possuir animais de companhia o que facilitou o interesse pela pesquisa, enquanto alunos do ensino fundamental, demonstraram interesse pelo tema, participando ativamente nas palestras, com questionamentos e relatos.
Abstract: This research sought to investigate the reality of the topic of well-being and responsible custody, and the knowledge of the teachers of the Municipal Department of Education of the municipality of DoisVizinhos, Paraná, addressing questions related to the knowledge needed to work the issue in the classroom. The Law on Public Policy for the Population Control of Dogs and Cats, animal welfare, sanitation, castration and feeding of companion animals was also disseminated to students of Elementary School I through lectures. It is fundamental that the professionals of the different areas, especially those involving health and education, commit themselves to the cause of animal welfare, so the present study proposed the collection of data with the use of questionnaires, interview and field diary, the data analysis was by the qualitative-quantitative method. It was observed that there is a lack of information about the Municipal Law that provides for the Public Policy of Population Control of Dogs and Cats, but most teachers affirmed that they consider animal welfare a matter of social importance and public health, most of the professors claimed to have companion animals which facilitated interest in the research, as for the elementary school students, they showed an interest in the subject, actively participating in the lectures, with questions and reports concerning the welfare of companion animals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11048
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_05.pdf736,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.