Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11049
Título: Utilização do aplicativo Aprende como uma ferramenta de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Application usage Aprende as a teaching learning tool
Autor(es): Castro, Taís Dias de
Orientador(es): Haas, Jucelaine
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Aplicativos móveis
Ensino - Meios auxiliares
Information technology
Mobile apps
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CASTRO, Taís Dias de. Utilização do aplicativo Aprende como uma ferramenta de ensino aprendizagem. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm ganhado grande espaço e impactado diretamente a vida das pessoas, principalmente entre os adolescentes e jovens. Dentro do ambiente escolar, especialmente no que se refere à relação professor e aluno, esse impacto não pode ser ignorado. Em um mundo de constante mutação tecnológica, a estática ou retrocesso dos métodos de ensino tradicionais devem dar espaço para novas formas de ensinar e ferramentas didáticas, repensando tudo que utilizamos para o repasse do conhecimento até o momento. Diante do exposto acima, compreende-se a necessidade de um estudo aprofundado sobre o tema, sendo o mesmo realizado em duas etapas, primeiramente: a criação do aplicativo Aprende, o qual possibilita o professor a criar um quiz (questionários de perguntas e respostas). Posteriormente foi validado a sua funcionalidade com um grupo de 40 alunos, acadêmicos da Universidade Federal do Paraná -Campus Dois Vizinhos, do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na cidade de Dois Vizinhos participantes do Programa Residência e Bolsistas do PIBID, programas no qual estudante é inserido no ambiente escolar. os mesmo foram selecionados para que fosse possível a obtenção das duas visões, como aluno e como futuro professor. A aplicação do aplicativo consistiu desde a explicação e auxílio para a criação de perguntas, cadastro da disciplina, como é feita a coleta de respostas e outras funcionalidades gerais do aplicativo. Após a conclusão de um exemplo da aplicação em sala de aula, por meio de um questionário on line, os alunos puderam expressar sua opinião, ponderando como aluno e como futuro professor. As respostas em sua totalidade foram positivas 95% dos entrevistados como professor avaliaram de forma excelente ou boa a importância de integrar tecnologia e ensino em sala de aula, já como aluno esse índice alcançou 100%. Baseado nos resultados obtidos nas duas visões entende-se que através do uso da tecnologia, o aplicativo se mostrou uma importante ferramenta, atuando como um facilitador no processo de aprendizagem.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICTs) have gained great space and directly impacted the lives of people, especially among adolescents and young people. Within the school environment, especially with regard to the teacher and student relationship, this impact cannot be ignored. In a world of constant technological change, the static or retrocession of traditional teaching methods should give way to new forms of teaching and didactic tools, rethinking everything we use to pass on knowledge to date. In view of the above, the need for an in-depth study of the subject is understood, and it is carried out in two stages, namely: the creation of the Aprende application, which enables the teacher to create a quiz (question and answer questionnaires) . Subsequently, its functionality was validated with a group of 40 students, academics from the Federal University of Paraná - Campus Dois Vizinhos, from the Biological Sciences Licentiate course in the city of Dois Vizinhos, participating in the PIBID Residency and Scholars Program, programs in which students are inserted in the school environment. the same ones were selected so that it was possible to obtain the two visions, as a student and as a future teacher. The application's application consisted of the explanation and help for the creation of questions, registration of the discipline, how to collect answers and other general functionalities of the application. After completing an example of the application in the classroom, through an online questionnaire, the students were able to express their opinion, pondering as a student and as a future teacher. The answers in their totality were positive. 95% of the interviewees as teachers evaluated in an excellent or good way the importance of integrating technology and teaching in the classroom, already as a student this index reached 100%. Based on the results obtained in the two views it is understood that through the use of technology, the application has proved to be an important tool, acting as a facilitator in the learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11049
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_21.pdf795,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.