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Título: Jardim escolar no ensino de Botânica: uma experiência teórico-prática
Título(s) alternativo(s): School garden in Botany teaching: a theoreticalpractical experience
Autor(es): Machado, Adrielly Buratto
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Botânica
Conhecimento e aprendizagem
Science - Study and teaching
Botany
Knowledge and learning
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MACHADO, Adrielly Buratto. Jardim escolar no ensino de Botânica: uma experiência teórico-prática. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: A criação, pelos estudantes, de conceitos não sistematizados durante o processo ensino-aprendizagem, utilizando aspectos inerentes a vida cotidiana, expressa importante fator na construção do conhecimento escolar. Neste contexto, destaca-se o desenvolvimento de conteúdos estruturantes, ou seja, diretrizes que identificam e organizam os campos de estudo de uma disciplina escolar, fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo e ensino. Entre os conteúdos de difícil abordagem e interesse pelos alunos, trabalhados na área de Ciências, destaca-se a Botânica, a qual enfrenta uma série de problemas para a construção de seu conhecimento. Alternativas simples podem contribuir para a abordagem da Botânica no ensino de Ciências. A utilização de espaços verdes e jardins didáticos constituem-se uma excelente oportunidade para compreensão e envolvimento dos estudantes com a natureza, por meio de atividades manuais, de observação e investigação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades eórico/práticas utilizando diferentes recursos didáticos, com encaminhamentos metodológicos que utilizem aulas a campo, jogos interativos e manutenção de um jardim. Participaram nove alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de um colégio público do município de Dois Vizinhos - PR, buscando auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Botânica. As atividades desenvolvidas durante as aulas foram analisadas utilizando-se a análise documental, com a realização de um Pré-questionário ao início do presente estudo, avaliação escrita e um Pós-questionário, realizado ao seu final. Observou-se, através das respostas do Pré-questionário, as dificuldades dos alunos em aprender Ciências, 89% das respostas afirmando essa condição, principalmente relacionadas ao conteúdo de Botânica, com resultados abaixo do considerado bom conhecimento (66%). A utilização de diferentes encaminhamentos metodológicos para o ensino de Botânica mostrou-se eficaz na contribuição para o ensino-aprendizagem, demonstrados através das falas dos alunos referentes a essa contribuição, tornando as aulas mais atraentes e divertidas. Ao final do desenvolvimento do projeto verificou-se a evolução por meio das respostas observadas no Pós-questionário referentes aos conhecimentos em Botânica, os quais evoluíram de 33% no Pré-questionário para 78% no Pós-questionário. Os resultados obtidos através do desenvolvimento do projeto evidenciam a necessidade da realização de aulas mais atrativas e dinâmicas, demonstrando que encaminhamentos metodológicos que proporcionam o despertar do interesse dos alunos para com o conteúdo trabalhado contribuem positivamente no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: The creation by students of concepts not systematized during the teaching-learning process, using aspects inherent to everyday life, expresses an important factor in the construction of school knowledge. In this context, we highlight the development of structuring contents, that is, guidelines that identify and organize the fields of study of a school discipline, fundamental for the understanding of its object of study and teaching. Among the contents of difficult approach and interest by the students, worked in the area of Sciences, stands out the Botany, which faces a series of problems for the construction of its knowledge. Simple alternatives may contribute to Botany's approach to science teaching. The use of green spaces and didactic gardens constitute an excellent opportunity for understanding and involving students with nature, through manual activities, observation and research. In this sense, the objective of this work was to develop theoretical / practical activities using different didactic resources, with methodological approach that use field classes, interactive games and garden maintenance. Nine seventh-year primary school students participated in a public school in the city of Dois Vizinhos - PR, seeking to assist in the teaching-learning process of the Botany content. The activities developed during the classes were analyzed using the documentary analysis, with the accomplishment of a Pre-questionnaire at the beginning of the present study, written evaluation and a Post-questionnaire, carried out at its end. The answers of the Pre-questionnaire showed the students' difficulties in learning Science, 89% of the answers affirming this condition, mainly related to Botany content, with results below that considered as good knowledge (67%). The use of different methodological referrals for Botany teaching proved to be effective in the contribution to teaching-learning, demonstrated through the students' statements regarding this contribution, making classes more attractive and fun. At the end of the development of the project, the evolution was verified through the responses observed in the Post-questionnaire concerning knowledge in Botany, which evolved from 33% in the Pre-questionnaire to 78% in the Post-questionnaire. The results obtained through the development of the project show the need for more attractive and dynamic classes, demonstrating that methodological referrals that provide the students with an interest in the content worked contribute positively to the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11090
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